Topo

Cruzeiro

Camisa de Ronaldo do histórico 6 a 0 contra o Bahia ficou perdida por anos

Bruno Torquato

Colaboração para o UOL, em Betim (MG)

05/01/2022 04h00

Bernardo Oliveira, 42, é um torcedor do Cruzeiro orgulhoso com uma relíquia que guarda em casa. Ele tem a camisa que Ronaldo, novo dono do clube, usou no jogo contra o Bahia em 1993, quando marcou cinco gols, sendo um deles famoso ao aproveitar que o lendário Rodolfo Rodrigues soltou a bola na pequena área.

Aquele 6 a 0 em novembro de 93, pelo Brasileirão, marcou a consolidação de Ronaldo, então como 17 anos, como uma das maiores promessas do futebol brasileiro. No ano seguinte, o atacante foi campeão do mundo com a seleção brasileira. E depois se tornou um dos principais atletas da história do país.

Cruzeiro - Bernardo Oliveira/Arquivo Pessoal - Bernardo Oliveira/Arquivo Pessoal
Camisa usada por Ronaldo no Cruzeiro em 1993
Imagem: Bernardo Oliveira/Arquivo Pessoal

Ao UOL, Bernardo lembrou seus 14 anos de idade à época em que ganhou a camisa. Seu tio, então conselheiro do Cruzeiro, foi quem o presenteou. "Ele entregou falando que a camisa era de um jogador que estava 'arrebentando' em Belo Horizonte, que o nome era Ronaldo e que era do jogo em que ele tinha feito cinco gols contra o Bahia", disse.

À época ele morava em Governador Valadares e esse mesmo tio era quem o levava ao Mineirão e à Toca da Raposa. Bernardo contou ainda que, pela pouca idade, pegou a camisa e usava sempre que podia, sem saber que aquela peça seria uma relíquia. Ao crescer, ele pensou em colocar a camisa em um quadro, guardando-a com mais cuidado.

Só que uma amiga começou a trabalhar com Ronaldo e pegou a camisa para o craque autografá-la. Pouco tempo depois, Bernardo teve uma surpresa desagradável. "Nesse meio tempo ela mudou e nessa mudança, ao embalar tudo, ela contou que tinha perdido a camisa", disse.

Cruzeiro 01 - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Bernardo Oliveira exibe o autógrafo de Ronaldo na camisa em que marcou cinco gols pelo Cruzeiro contra o Bahia em 1993
Imagem: Arquivo pessoal

O torcedor, é claro, ficou chateado. "Nessa época Ronaldo estava de mudança para São Paulo, pois iria jogar no Corinthians. Então essa minha amiga contou para o Ronaldo que tinha perdido a minha camisa", disse. Para amenizar a situação, o ex-atacante deu para Bernardo uma camisa do Corinthians autografada.

Mas a saga da camisa ainda não tinha terminado. Entre 2014 e 2015, a amiga de Bernardo achou a peça. "Aí foi êxtase total, até porque a camisa estava assinada, eu não tinha visto a camisa com autógrafo e eu tinha considerado que a tinha perdido para sempre. Agora fiquei com duas camisas do Ronaldo", contou Bernardo.

Agora a camisa da partida mais emblemática de Ronaldo no Cruzeiro está guardada "e escondida", afirmar Bernardo. Porém, ele chegou a pensar em leiloar para causas beneficentes. "Quando eu conto essa história as pessoas perguntam se eu venderia a camisa. Pesquisei e não venderia a camisa por coisa boba não, pensei em leiloar para uma causa social doando parte do valor, mas ela teria que ficar exposta", afirma.

Sobre a compra do Cruzeiro feita por Ronaldo, Bernardo acredita que foi a melhor solução para o clube. "Pelo cenário atual foi a melhor saída, mas se fosse outros tempos essa proposta poderia ser revista, feita de forma diferente, mas foi uma saída excelente", analisa.

Cruzeiro