Topo

Barça toma susto, mas elimina time da 3ª divisão e avança na Copa do Rei

Barça de Dani Alves e cia. demorou 63 minutos para fazer um gol no Linares, mas conseguiu virar e se classificar - Divulgação/FCB
Barça de Dani Alves e cia. demorou 63 minutos para fazer um gol no Linares, mas conseguiu virar e se classificar Imagem: Divulgação/FCB

Do UOL, em São Paulo

05/01/2022 17h24

Com um drama muito maior do que se esperava, o Barcelona conseguiu vencer o modesto Linares Deportivo hoje (5) de virada, por 2 a 1, e avançou às oitavas de final da Copa do Rei. Hugo Díaz abriu o placar para o clube da terceira divisão espanhola, mas o time catalão virou com Dembélé e Jutgla.

A vitória no Estádio Municipal de Linajeros alivia a barra do Barça, que tem sido irregular, faz temporada abaixo da crítica e ainda vem sofrendo com um surto de covid-19 no elenco. O jogo marcou a reestreia de Daniel Alves em jogos oficiais, e o lateral teve atuação discreta.

O Barcelona agora aguarda o sorteio desta sexta-feira (7) para conhecer seu próximo adversário na Copa do Rei.

Como foi o jogo

O surto de covid-19 e a diferença na qualidade técnica para o adversário fizeram Xavi administrar o elenco, e o Barça foi a campo cheio de meninos: dos 11 titulares, só Dani Alves, Neto, Busquets e Jordi Alba têm mais de 22 anos.

Os primeiros minutos foram seguros para o Barcelona -80% de posse de bola, paciência na criação e chances de ataque amadurecendo-, mas um vacilo na bola aérea pôs o início a perder. A marcação errou duas vezes: primeiro dando espaço para o camisa 10 Carnicer cruzar da direita, e em seguida deixando Hugo Díaz cabecear sozinho e abrir o placar.

Depois de apenas uma finalização no gol em todo o primeiro tempo, Xavi mudou o Barcelona no intervalo: pôs Piqué, De Jong e Dembélé em campo e viu as estrelas fazerem o time se reencontrar em campo. As trocas deram certo aos 18 minutos, quando Dembélé recebeu de De Jong e chutou; a bola saiu fraca, mas o goleiro Razak aceitou mesmo assim (veja no vídeo abaixo).

O Linares chegou a responder de forma imediata, mas teve o segundo gol anulado por impedimento em um lance bastante discutível. Quem voltou a marcar foi o Barcelona, aos 24, quando Jutgla escapou da marcação e bateu cruzado para garantir a virada. Daí em diante o time catalão segurou o jogo para confirmar sua classificação.