Topo

Câmara hiperbárica, crioterapia... como Cristiano Ronaldo cuida do físico

Cristiano Ronaldo mantém físico invejável mesmo aos 36 anos de idade e tem seus segredos para seguir em forma - Sportsfile via Getty Images
Cristiano Ronaldo mantém físico invejável mesmo aos 36 anos de idade e tem seus segredos para seguir em forma Imagem: Sportsfile via Getty Images

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

04/01/2022 04h00

Cristiano Ronaldo não cansa de nos surpreender com seu alto nível de profissionalismo e força de vontade para se manter no topo. Aos 36 anos, o português entende que o corpo precisa estar em condições plenas para apresentar seu melhor em campo. E ele não mede esforços para ter o que há de melhor em tecnologia como suporte.

Após trocar Turim por Manchester, Cristiano teve que remontar seu império em um novo lugar. E isso quer dizer trazer e comprar novos brinquedos. Logo nos primeiros meses em Manchester, o português gastou 50 mil libras (cerca de R$ 375,2 mil) para trazer sua câmara de gelo de crioterapia.

Câmara hiperbárica permite respirar oxigénio puro dentro de uma câmara, ajudando na reparação dos tecidos - Reprodução - Reprodução
Câmara hiperbárica permite respirar oxigénio puro dentro de uma câmara, ajudando na reparação dos tecidos
Imagem: Reprodução

A câmara adquirida por CR7 pode chegar a temperaturas tão baixas quanto -200 ºC e ajuda a tratar e reabilitar o tecido humano. Para um tratamento de corpo inteiro, o astro português teria que usar luvas antes de entrar na cápsula.

Os usuários podem passar no máximo cinco minutos na câmara. Mais tempo pode representar um sério risco para a saúde. Mas os defensores do tratamento acreditam que ele aumenta a circulação sanguínea e melhora o sistema imunológico. Acredita-se também que diminui a fadiga e ajuda a cicatrizar as lesões mais rapidamente.

Neste início de ano, Cristiano voltou a investir. Desta vez, comprou uma câmara hiperbárica, que tem o mesmo objetivo da antiga máquina: acelerar o processo de recuperação de cansaço muscular e até lesões. O equipamento, utilizado já por vários atletas, permite respirar oxigênio puro dentro de uma câmara, ajudando na reparação dos tecidos.

Além do suporte tecnológico, o português também é conhecido por ter uma alimentação bastante regrada e rígida. O foco é tanto que alguns ex-companheiros do português já brincaram com a situação e disseram ser bastante amigos, mas que dispensam um almoço na casa do camisa 7.