PUBLICIDADE
Topo

Alex vê São Paulo forte na Copinha mesmo com elenco jovem: 'Não é desculpa'

Rubens Chiri/saopaulofc.net
Imagem: Rubens Chiri/saopaulofc.net

Brunno Carvalho

Do UOL, em São Paulo

04/01/2022 04h00

Classificação e Jogos

Em uma temporada de transição, o São Paulo irá para a disputa da Copinha com um elenco jovem. A média de idade dos 30 jogadores inscritos por Alex é de 18 anos —o limite máximo de idade da competição nesta temporada é de 21 anos, excepcionalmente. Ainda assim, o treinador acredita que a equipe conseguirá ser competitiva no tradicional torneio de base.

"Eu sou um técnico que não me preocupo com isso de idade. Óbvio que eu sei que faz diferença em um processo final dentro de campo, mas são jogadores que estão no São Paulo e representam um clube que é tricampeão do mundo. Se estão aqui é porque têm qualidade e a idade pouco importa nesse momento. Jamais vou usar isso como desculpa", explica o treinador, em entrevista exclusiva ao UOL Esporte.

Apesar de entender que a idade não será um problema na competição, Alex pede para que se tenha calma com os atletas que representarão o São Paulo. Dos inscritos, apenas os atacantes Facundo Milan e Vitinho já completaram 20 anos.

Para este ano, é possível que os garotos de Cotia enfrentem jogadores ainda mais velhos. Devido ao cancelamento da edição de 2021, está liberada a inscrição de jogadores também nascidos em 2001. Tradicionalmente, o limite seria para atletas nascidos de 2002 a 2006.

"É importante que o torcedor saiba que é uma equipe jovem. Mas uma equipe jovem com boa qualidade. Não vai ser isso que vai fazer com que o São Paulo jogue mais ou jogue menos. Não é algo que me preocupa, mas é importante que as pessoas saibam que é um processo. Tem muitos jogadores aqui que tem muita qualidade e pouca idade", prosseguiu.

"De repente, não jogam bem por uma situação ou outra e já vem uma chancela de dizer que não serve para o clube. Ou ao contrário: joga bem alguns jogos e já chancelam como prontos para o time de cima", completou.

O São Paulo está no Grupo 21 da Copinha, ao lado de CSE, Perilima e São Caetano. O time do Morumbi estreia no torneio no dia 5 de janeiro, contra o CSE.