Topo

Fluminense

Com profissional 'encorpado', Flu aposta em grupo experiente na Copinha

John Kennedy é um dos destaques do Fluminense - Thiago Ribeiro/AGIF
John Kennedy é um dos destaques do Fluminense Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

02/01/2022 04h00

Conhecido pela "Fábrica de Xerém", o Fluminense aposta em um elenco experiente na Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano. A decisão é um reflexo também de um grupo "mais encorpado" no profissional para a atual temporada, quando vai brigar por vaga na fase de grupos da Libertadores.

Para 2022, a diretoria tricolor foi ao mercado em busca de reforços e anunciou o volante Felipe Melo, o atacante Willian Bigode e o lateral Pineida. Além disso, tem negociações avançadas com o atacante Germán Cano, com o lateral-esquerdo Cristiano e com o zagueiro David Duarte. A cúpula também busca um meia e tem interesse em Nathan, do Atlético-MG, mas encara a concorrência do Santos.

A lista divulgada pelo clube das Laranjeiras para a Copinha tem nomes conhecidos da torcida, como John Kennedy, Matheus Martins e Wallace, que estiveram entre os profissionais em 2021.

Além disso, Arthur, de 16 anos, apontado como uma das grandes promessas do clube, e alguns integrantes da equipe campeã do Brasileiro sub-17 em 2020, a "Geração dos Sonhos", também estão entre os convocados. Vale ressaltar que, da lista de 30, 22 vão viajar para a competição, e o restante ficará no Rio de Janeiro.

A larga utilização de jovens jogadores é uma das marcas do Tricolor, e foi um dos pontos analisados para a contratação do técnico Abel Braga. Na temporada passada, o goleiro Marcos Felipe, os volantes André e Martinelli, e o atacante Luiz Henrique foram titulares, fora outros nomes que também foram bastante acionados.

André, inclusive, foi eleito a revelação do Campeonato Brasileiro, aumentando leque de opções para o setor e acirrando a briga por vaga na equipe principal.

Em recente live transmitida pela FluTV, o presidente Mário Bittencourt foi questionado se a escolha por usar "força total" foi questão de estratégia, para vencer a competição, ou porque os jogadores não estão sendo utilizados tão cedo no profissional.

"São as duas coisas. O Fluminense é um dos maiores vencedores da competição, tem cinco títulos, mas o nosso último título foi em 1989. Temos vontade, sim, de voltar a ganhar a competição, chegamos perto em 2012 [ficou com o vice], e estamos indo com a força máxima por alguns motivos. Primeiramente, para poder voltar a ganhar essa competição, e segundo, realmente, que o trabalho vem sendo muito bem feito (...)", disse.

"Antes de chegarmos aqui, Xerém era muito separado do futebol profissional. Era uma outra gestão, uma outra administração, a parte de fisioterapia e medicina também, não tinha uma linha de comando de cima, e hoje há um trabalho integrado. Essa integração faz com que a gente consiga chegar na Copa São Paulo de 2022 podendo colocar jogadores que disputaram Libertadores e Brasileiro, como John Kennedy, Matheus Martins... Esperamos que possamos fazer uma grande competição e, logo depois, vão subir para serem aproveitados no profissional", completou.

Fluminense