Topo

Internacional

Goleiro promovido pelo Inter superou dores e viajava 200 Km para treinar

Goleiro Anthoni, promovido ao elenco principal do Inter - Everton Silveira/Divulgação
Goleiro Anthoni, promovido ao elenco principal do Inter Imagem: Everton Silveira/Divulgação

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

30/12/2021 04h00

No último dia 21, o Inter oficializou a promoção de quatro jovens egressos das categorias inferiores, que se juntaram a outros três que oscilavam entre o profissional e a base e agora foram efetivados. O goleiro foi Anthoni, de 19 anos, foi um deles. Ainda que já tenha ficado no banco de reservas do principal, agora ele completou um ciclo que vem desde seus oito anos nos times de formação do Colorado. Em seis deles, ele viajava 200 quilômetros para treinar e no meio do caminho precisou superar as dores no joelho que poderiam pausar a carreira por dois anos.

Anthoni é natural de Canela, na serra gaúcha, mas morava em Três Coroas quando iniciou sua trajetória no Inter. Com apenas oito anos de idade, passou a integrar os times da formação vermelha. E não era no campo onde passava mais tempo para as atividades.

O goleiro, ainda criança, era acompanhado pela mãe, Patrícia, na maioria das vezes, e eventualmente pelo pai, Antonio, durante aproximadamente uma hora e meia de viagem para ir, e mais uma hora e meia na volta, completando 200 quilômetros ao todo numa estrada repleta de curvas em deslocamento para treinar. Tudo pelo sonho de ser atleta.

O tempo no gramado dos locais de trabalhos do Inter era menor do que no carro. Mas os treinos, primeiro semanais, depois diários, foram assim antecedidos e sucedidos por viagens de carro e muito tempo aplicado até os 14 anos. Seis anos descendo e subindo a serra gaúcha quase diariamente por um objetivo maior. Deu certo e hoje ele já tem 11 anos de Inter.

Goleiro Anthoni em ação pelo Internacional - Everton Silveira/Divulgação - Everton Silveira/Divulgação
Imagem: Everton Silveira/Divulgação

No meio do caminho, o goleiro ainda precisou enfrentar as dores no joelho. Segundo os médicos, o quadro poderia o impossibilitar de realizar atividades de impacto por dois anos. O período não estava nos planos e a carreira que se iniciava não podia parar. Foi com tratamento e muita força de vontade que ele conseguiu suportar a dor e manter a rotina de treinamentos.

No Inter, Anthoni venceu outras barreiras. Perdeu oportunidade no Efipan (tradicional torneio de base), por exemplo, para entrada de outro goleiro. E ainda que tenha se sentido de alguma forma injustiçado, não desistiu.

Foram, em seguida, longos anos de conquistas. Ao todo são seis Campeonatos Gaúchos — de diversas faixas etárias. Além disso, neste ano ele fez parte da conquista do Brasileirão sub-20 e da Supercopa Sub-20. Foram 18 partidas na temporada, segundo o site oficial do clube gaúcho.

Anthoni, goleiro do Inter, durante partida na base - Everton Silveira/Divulgação - Everton Silveira/Divulgação
Imagem: Everton Silveira/Divulgação

Anthoni tem carreira gerida pelo mesmo agente de Alisson, um dos grandes goleiros do passado recente do Inter e hoje titular no Liverpool, da Inglaterra, e na seleção brasileira.

Agora efetivo no time principal, a meta é conseguir seu espaço e ir além de algumas presenças no banco de reservas. Com as saídas de Marcelo Lomba e Danilo Fernandes, certamente novos passos na direção da estreia foram dados, e o caminho é menor do que os 200 quilômetros diários que ele se acostumou a encarar.

Internacional