Topo

Daniel Alves: "Eu e Xavi amamos tanto o Barcelona que voltamos para ajudar"

Daniel Alves e Xavi na primeira passagem do lateral pelo Barcelona - Denis Doyle/Getty Images
Daniel Alves e Xavi na primeira passagem do lateral pelo Barcelona Imagem: Denis Doyle/Getty Images

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

30/12/2021 13h17Atualizada em 30/12/2021 19h23

De volta ao Barcelona após cinco anos, Daniel Alves falou sobre o seu retorno ao clube catalão em uma entrevista à emissora catari Alkass Sports Channels. O lateral de 38 anos se disse feliz com a nova parceria com o antigo companheiro e agora técnico Xavi e avaliou a diferença de contexto do Barça de sua primeira passagem para agora.

"Estou feliz de trabalhar com Xavi, fizemos história quando jogamos juntos. É outro desafio voltar ao clube com esta condição. Amamos tanto este clube que, por isso, voltamos para ajudar", disse o lateral em entrevista à emissora catari Alkass Sports Channels.

Sincero, Daniel Alves afirmou que não teria voltado ao clube caso o presidente ainda fosse Josep Maria Bartomeu. Vale lembrar que, assim como aconteceu recentemente no São Paulo, o lateral saiu do time grená em 2016 em atrito com a diretoria. Na época, Dani chegou a afirmar que 'não se sentia mais tão cômodo" no Barça.

"Tinha a sensação de que voltaria ao Barça e, por mais que algumas pessoas não tenham entendido, estou de volta. Temos que trabalhar para reconstruir um grande Barça e, para isso, necessitamos de estabilidade e solidariedade. Não teria aceitado uma oferta sua [de Bartomeu]. Saí quando ele era o presidente e não tinha sentido voltar a trabalhar com ele", disse.

Por fim, Daniel Alves elogiou o atual presidente e garantiu que o Barcelona voltará a ser o que era antes. "[Joan] Laporta reconstruirá esse clube e, com sua volta, a estabilidade voltará. Estamos felizes de tê-lo conosco", completou.

Em sua primeira passagem, entre 2008 e 2016, Daniel Alves conquistou 23 títulos pelo Barcelona, entre eles três Liga dos Campeões.

Jornal espanhol desmente Dani Alves

De acordo com o jornal Mundo Deportivo, Daniel Alves não disse a verdade ao afirmar que não voltaria ao clube caso recebesse uma oferta ainda com Bartomeu de presidente.

"A realidade é que Dani Alves se ofereceu diretamente ao próprio Bartomeu para voltar em maio de 2019, alegando que era hora de deixar de lado velhas discrepâncias e orgulho. O brasileiro disse ao presidente, pelo WhatsApp, que queria voltar a ser jogador do Barça e disputar a Copa do Mundo de 2022", diz a reportagem.

Ainda segundo o texto, Bartomeu disse que 'nao havia problema', mas que antes teria de fazer uma consulta ao então técnico Eric Abidal.