Topo

Corinthians

Copinha é oportunidade de recomeço para Rodrigo Varanda no Corinthians

Rodrigo Varanda comemora gol do Corinthians no dérbi contra o Palmeiras, pelo Paulistão - Marcello Zambrana/AGIF
Rodrigo Varanda comemora gol do Corinthians no dérbi contra o Palmeiras, pelo Paulistão Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

29/12/2021 04h00

O Corinthians iniciou a temporada 2021 com o discurso de aposta nos garotos formados nas categorias de base. O destaque desse período foi o atacante Rodrigo Varanda, logo depois esquecido no CT Joaquim Grava ao término do Campeonato Paulista. Recentemente, após rápida passagem pelo São Bernardo, o jogador voltou para a categoria de base e agora se prepara para a disputa da Copinha 2022 pelo Timão.

Disputada no mês de janeiro, a Copa São Paulo é o torneio de base que mais atrai a atenção dos torcedores justamente por ser disputada durante o período de férias dos profissionais. Longe dos holofotes após perder espaço com Vagner Mancini e nem sequer ser cogitado como opção por Sylvinho, Varanda tenta voltar a ser destaque do Corinthians e reconquistar espaço no elenco principal do clube do Parque São Jorge.

O atacante fez sua estreia como profissional aos 18 anos de idade, emendou uma sequência de nove jogos seguidos como titular do Corinthians e até chegou a marcar gol no clássico com o Palmeiras. A expectativa era gigantesca, mas a oscilação de rendimento e, principalmente, a conduta extracampo foram determinantes para o garoto ganhar um 'gelo' no CT Joaquim Grava.

No Brasileirão, Varanda foi relacionado para apenas uma partida, não entrou em campo e viu no interesse do Red Bull Bragantino a oportunidade de voltar a ser destaque em um clube da Série A. Abriu conversas com o clube do interior, chegou até a procurar casa em Bragança e postou imagens suas com a camisa do Massa Bruta, mas, no fim, não fechou negócio.

O atleta voltou ao Corinthians desanimado e sem qualquer perspectiva de melhora no curto prazo, ainda mais depois das chegadas de Willian e Roger Guedes, e o crescimento de Gabriel Pereira. Para recuperar a confiança, foi emprestado ao São Bernardo durante a disputa da Copa Paulista e faturou o título estadual, embora tenha somado apenas 69 minutos em campo.

Depois dos altos e baixos, o atacante aceitou o conselho de pessoas próximas e voltou ao Corinthians para jogar no sub-20 e disputar a Copinha. Recentemente, em sua conta no Instagram, o próprio jogador reconheceu que não soube lidar com o status de destaque e, por isso, não teve longevidade. O foco agora está em reconquistar o espaço perdido.

O Timãozinho estreia na Copa São Paulo no dia 4 de janeiro, contra o Resende, em São José dos Campos, e a tendência é de que Varanda seja o titular no ataque. Tanto a diretoria como a comissão técnica terão atenção especial com Rodrigo Varanda e, dependendo do desempenho no torneio, uma promoção de retorno não está descartada.

Corinthians