Topo

São Paulo

São Paulo estima economia de R$ 2 milhões na folha com a saída de 9 atletas

Orejuela foi emprestado ao Grêmio, mas o São Paulo pagará parte do salário - Erico Leonan/São Paulo FC
Orejuela foi emprestado ao Grêmio, mas o São Paulo pagará parte do salário Imagem: Erico Leonan/São Paulo FC

Brunno Carvalho

Do UOL, em São Paulo

28/12/2021 04h00

Os jogadores que saíram ao fim da temporada deram um alívio na folha salarial do São Paulo. O clube estima ter feito uma economia de R$ 2 milhões, contando salários e direitos de imagem, com os nove atletas que não permanecerão para 2022, segundo apurou o UOL Esporte com pessoas envolvidas no futebol são-paulino.

A economia era importante para a estratégia do São Paulo. O clube queria enxugar a folha salarial para conseguir trazer reforços. Até o momento, já foram contratados o goleiro Jandrei, o lateral-direito Rafinha e o meia-atacante Alisson.

Os nomes de maior impacto que deixaram o São Paulo até o momento foram o zagueiro Bruno Alves, o lateral Orejuela (ambos cedidos ao Grêmio) e o meia Martín Benítez, que não teve seu contrato de empréstimo prolongado. No caso de Orejuela, o São Paulo arcará com parte dos salários dele no clube gaúcho - o percentual é mantido em sigilo.

Os outros seis jogadores que já deixaram o São Paulo foram: João Rojas (rescindiu em novembro), Rodrigo Freitas (contrato não será renovado), Lucas Perri (emprestado ao Náutico), William (contrato não será renovado), Shaylon (rescindiu no início de dezembro) e Dênis Junior (rescindiu na última semana).

Essa lista ainda deve aumentar até o início do Paulistão. O atacante Galeano não terá seu contrato de empréstimo renovado, mas sua saída deve demorar um pouco mais. Pela lei, como ele está se recuperando de uma cirurgia no tornozelo, o São Paulo não pode encerrar o contrato com o jogador até ele estar apto a voltar a trabalhar.

O clube ainda pretende aliviar ainda mais a folha salarial. A expectativa é conseguir negociar o meia-atacante Vitor Bueno e os atacantes Eder e Pablo antes do início da próxima temporada. A saída dos três aumentaria o poder do São Paulo para oferecer salários mais altos a jogadores que interessam.

Um dos alvos do clube é o atacante Wesley Moraes. O São Paulo enviou uma proposta de empréstimo de um ano para o Aston Villa, que arcaria com parte dos vencimentos. O jogador conseguiu rescindir o acordo de empréstimo que tinha com o Club Brugge, da Bélgica, e agora analisa as propostas para voltar ao Brasil.

Além dele, o São Paulo ainda espera fazer um grande investimento para a próxima temporada. O clube conversa com Douglas Costa, do Grêmio, e Soteldo, atualmente no Toronto FC. A ideia é conseguir contratar um dos dois com um parceiro arcando com boa parte ou a totalidade dos salários.

São Paulo