Topo

Inter negocia contratação de Paulo Sousa, treinador da seleção da Polônia

Foto Olimpik/NurPhoto via Getty Images
Imagem: Foto Olimpik/NurPhoto via Getty Images

Jeremias Wernek e Leo Burlá

Do UOL, em Porto Alegre e Rio de Janeiro

24/12/2021 17h39

É Paulo Sousa o treinador com que o Internacional negocia para substituir Diego Aguirre, demitido após o fim do Campeonato Brasileiro. Atualmente na seleção polonesa, o português já tem tratativas com o clube gaúcho para possível contrato de duas temporadas.

A informação foi divulgada pelo jornalista Vagner Martins, no YouTube, e confirmada ao UOL Esporte.

Aos 51 anos, Paulo Sousa assumiu o comando do time nacional da Polônia em janeiro deste ano, mas tem contrato com saída facilitada.

O Inter enxerga no português um nome fora do óbvio e com metodologia capaz de potencializar o elenco de jogadores, que deverá passar por reformulação para 2022.

Um dos pontos a ser acertado entre Inter e o treinador é o número de auxiliares a serem contratados. A comissão técnica de Paulo Sousa na seleção tem seis nomes: Manuel Cordeiro e Victor Sanchez como auxiliares, Paulo Grilo como preparador de goleiros, Cosimo Cappagli na função de analista e a dupla de preparação física Luis Sala e Antonio Gomes.

Ex-jogador com passagem vitoriosa pela seleção portuguesa e por clubes da Itália, Paulo Sousa vive a expectativa de disputar o mata-mata classificatório à Copa do Mundo, mas um atrito com o presidente da Associação Polonesa de Futebol (APF) é a porta para saída rumo ao Brasil.

Contratado pela lenda polonesa Boniek, que ocupava a presidência do órgão, o português tem se desentendido com Cezary Kulesza, o atual presidente. Há divergências quanto a métodos e planejamento, o que torna a relação mais tensa. O treinador tem um contrato com gatilhos e teria seu acordo automaticamente renovado em caso de classificação à Copa do Qatar em 2022. A vaga nesta fase das Eliminatórias já havia rendido uma prorrogação automática.

Em Porto Alegre, o nome de Paulo Sousa desbanca as figuras de Alexander Medina, ex-Talleres, da Argentina, e Eduardo Dominguez, ex-Colón também da Argentina. Com Medina os dirigentes colorados chegaram a conversar, mais de uma vez, mas sem acerto.