Topo

Transição, projeção, sócios: os primeiros efeitos de Ronaldo no Cruzeiro

Ronaldo assina compra de 90% das ações do Cruzeiro - Divulgação XP
Ronaldo assina compra de 90% das ações do Cruzeiro Imagem: Divulgação XP

Lohanna Lima

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte, MG

21/12/2021 04h00

Passada a euforia de primeiro momento após o anúncio de que Ronaldo seria o acionista majoritário do Cruzeiro na Sociedade Anônima do Futebol (SAF), o torcedor celeste, agora, anseia por respostas em relação aos primeiros passos do clube para começar a arrumar a casa pensando na temporada de 2022. A negociação, que foi mantida em sigilo pela XP Investimentos e o ex-atacante, foi conduzida por Pedro Mesquita, head da empresa, que deu alguns detalhes de como as coisas passarão a funcionar a partir de agora.

Em entrevista à Rádio Itatiaia, Pedro explicou algumas ações que serão importantes de início, além do aporte financeiro inicial que Ronaldo colocará no Cruzeiro. A transição da gestão é uma delas e o dirigente já se prepara para iniciar o mais breve possível a mudança na gestão.

"O Ronaldo está formando uma equipe de transição para assumir todo o futebol. Ele que vai escolher pessoas para que fiquem à frente. Quem vai mandar no Cruzeiro é o Ronaldo e a equipe dele. O Cruzeiro vai ser um time privado, com dono. Esse dono decide, impõe sua gestão e é quem indica os profissionais", revelou ao Rádio Esportes.

Outra questão a se destacar logo de início é como a chegada de Ronaldo impactou na divulgação da marca Cruzeiro. Desde a confirmação, o clube tem sido pauta no cenário nacional e internacional, o que faz com que haja uma projeção maior de potenciais patrocinadores que queiram atrelar suas empresas à figura de Ronaldo.

Aporte inicial e primeiras mudanças

O valor de R$ 400 milhões pelos 90% das ações será investido gradativamente ao longo dos próximos cinco anos, sendo o montante inicial em torno de R$ 50 milhões. Assim, arrecadações por meio de reformulação do sócio-torcedor, bilheteria, patrocínio, entre outros, serão imprescindíveis para o sucesso do negócio a médio e longo prazo. O valor inicial servirá para deixar os salários e dia, pagar dívidas mais urgentes como o transfer ban, que impede o Cruzeiro de registrar jogadores, e fazer investimentos para a equipe.

Sobre o programa de sócios, o clube divulgou nessa segunda-feira a intenção de adotar um novo modelo. No link divulgado, o torcedor fará um pré-cadastro e informações posteriores sobre as mudanças serão divulgadas pelo clube.

"O torcedor tem um papel fundamental na ressurreição do clube e o engajamento do programa é essencial para o clube se reerguer. A torcida tem um papel muito forte junto ao Ronaldo para fazer o time voltar a brigar, ser competitivo e voltar para a Série A", completou Mesquita.