Topo

Elenco do Fla aguarda novo técnico e vive diferentes expectativas por 2022

Considerados reservas, Gustavo Henrique e Pedro vivem expectativa por 2022 no Flamengo - Marcelo Cortes / Flamengo
Considerados reservas, Gustavo Henrique e Pedro vivem expectativa por 2022 no Flamengo Imagem: Marcelo Cortes / Flamengo

Do UOL, no Rio de Janeiro

21/12/2021 04h00

O foco do departamento de futebol do Flamengo está na busca por um novo treinador, e enquanto as diretrizes do elenco para a próxima temporada não são definidas, alguns jogadores vivem a expectativa de um 2022 com mais espaço e oportunidades.

Nesta janela, alguns nomes do grupo, inclusive, foram alvo de outros clubes — desde propostas oficiais até sondagens ou movimentação da torcida —, mas qualquer decisão será tomada apenas depois da contratação do novo comandante.

Pedro, por exemplo, atualmente é reserva de Gabigol. O jogador, que recentemente passou por uma cirurgia no joelho, viu suas redes sociais serem "invadidas" por torcedores do Palmeiras, que pediram sua contratação. Além disso, o nome do camisa 21 esteve, nos últimos dias, foi especulado em diversos clubes, mas não há negociações em curso.

Tirar Pedro do Rubro-Negro, inclusive, não deve ser uma missão fácil. O Fla comprou os direitos do jogador junto à Fiorentina, da Itália, em dezembro do ano passado, por 14 milhões de euros (cerca de R$ 87 milhões na cotação da época), e assinou contrato até 2025.

Outro jogador cobiçado no mercado da bola é o lateral-direito Rodinei. Fluminense e São Paulo, fora o Charlotte FC, dos Estados Unidos, demonstraram interesse, mas o clube da Gávea não indica a possibilidade de qualquer tratativa avançar se não for para venda.

"O Rodinei é um atleta fantástico, um grande ser humano, sempre positivo. Teremos uma temporada complicadíssima, uma série de meses com nove ou 10 jogos e vamos precisar de um elenco qualificado e com quantitativo. Então contamos com o Rodinei, mas qualquer atleta que receba proposta oficial, o Flamengo irá analisar, ouví-lo e responder e tomar a decisão. Tiveram uma série de sondagens e ofertas, o Flamengo não aceitou e contamos com o atleta", declarou o diretor de futebol, Bruno Spindel, ao "Lance!".

No setor defensivo, existe a possibilidade da chegada de reforços, e caso isso aconteça, Léo Pereira e Gustavo Henrique poderão perder espaço na equipe.

Rivais na ativa

Principais rivais do Flamengo atualmente, Atlético-MG e Palmeiras estão no mercado da bola e fazem mexidas no elenco. No Galo, o primeiro reforço foi Ademir, atacante de 26 anos, que estava no América-MG. As negociações, porém, não são recentes e ele já havia assinado um pré-contrato no meio do ano.

O meia Guilherme Castilho e o zagueiro Vitor Mendes, que estavam emprestados ao Juventude, retornam ao clube mineiro. O Atlético-MG também conversa sobre possíveis saídas, como a do atacante Diego Costa, que tem futuro ainda incerto.

O Palmeiras está fazendo uma reformulação no elenco. Felipe Melo e Willian Bigode se despediram rumo ao Fluminense, enquanto Jailson acertou com o Cruzeiro. Victor Luis e Luiz Adriano ainda não definiram o futuro no clube.

Por outro lado, chegaram o goleiro Marcelo Lomba e o volante colombiano Eduard Atuesta. Houve também um acerto com o zagueiro chileno Valber Huerta, da Universidad Católica, mas o negócio melou após ele não ser aprovado nos exames médicos.