Topo

Atlético-MG pede à CBF o reconhecimento do título de 1937 como Brasileirão

Atlético-MG que foi campeão dos Campeões em 1937, superando Fluminense, Portuguesa e Rio Branco - Centro Atleticano de Memória
Atlético-MG que foi campeão dos Campeões em 1937, superando Fluminense, Portuguesa e Rio Branco Imagem: Centro Atleticano de Memória

Victor Martins

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte (MG)

21/12/2021 14h15

Em 1937 a Federação Brasileira de Football (FBF) organizou o primeiro campeonato interestadual do país. A fase final do torneio reuniu os campeões locais de 1936 dos quatro estados dos Sudeste. Atlético-MG, Fluminense, Portuguesa e Rio Branco-ES se enfrentaram em turno e returno. Com quatro vitórias, um empate e uma derrota, o Galo foi o Campeão dos Campeões.

Passados 84 anos, a diretoria atleticana tenta o reconhecimento da conquista de 1937 como um Campeonato Brasileiro. O clube reuniu documentos e enviou à Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A confirmação do pedido foi feita pelo presidente do Atlético, Sérgio Coelho.

"Já fizemos um trabalho, e já apresentamos à CBF, para que ela reconheça, como reconheceu os títulos dos outros clubes. Temos muita esperança que isso possa acontecer. Mas, depende da CBF. A parte que dependia do Atlético, foi feita, comprovando os jogos, as matérias que saíram na época em jornais, e tudo mais, Então, a CBF vai analisar, e estamos otimistas que isso possa vir a dar certo. Tendo a aprovação da CBF, nós vamos comemorar esse título, como os demais clubes que receberam, comemoraram também", disse o mandatário alvinegro, em entrevista ao canal do Breno Galante, no Youtube.

O Atlético baseia o pedido no que fez a própria CBF, em 2010, quando unificou o Campeonato Brasileiro com a Taça Brasil e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa. Com a medida, a entidade beneficiou Bahia, Botafogo, Cruzeiro, Fluminense, Palmeiras e Santos.

Não é a primeira vez que esse assunto ganha destaque dentro do Atlético. Há mais de dez anos, quando a CBF unificou o Brasileirão, havia a possibilidade de o Galo também pleitear a conquista de 1937. No entanto, o então presidente alvinegro, Alexandre Kalil, foi contra e não deu andamento ao processo. Agora, embalado pela conquista recente de mais um Brasileirão, o Atlético busca o reconhecimento do título de 1937.

Conquista que está no hino

"Nós somos campeão dos Campeões. Somos o orgulho do esporte nacional".

O trecho acima está no hino do Atlético-MG, composto em 1969, por Vicente Mota, e se refere ao título de 1937. Para muitos atleticanos, aquela equipe é tida como o primeiro grande esquadrão da história do clube. O Atlético que foi campeão dos Campeões tinha nomes que até hoje são reverenciados pelos atleticanos, como o goleiro Kafunga e o atacante Guará, que é até hoje o quarto maior goleador na história do clube, com 168 gols em 200 partidas.

A equipe ainda contava com Florindo, Zezé Procópio, Lola, Bala, Alcindo, Quim, Clóvis, Paulista, Alfredo, Nicola, Rezende e Elair. O técnico era Floriano Peixoto.