Topo

Corinthians

Corinthians: Jô, Cássio? Veja quem se destacou e quem foi mal em 2021

O técnico Sylvinho durante Grêmio x Corinthians pelo Brasileirão - Pedro H. Tesch/AGIF
O técnico Sylvinho durante Grêmio x Corinthians pelo Brasileirão Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF

Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

20/12/2021 04h00

A temporada 2021 do Corinthians foi marcada por altos e baixos. O time iniciou o ano apostando nos jovens das categorias de base, fracassou no Campeonato Paulista e na Copa Sul-Americana, mudou sua rota de investimento e encerrou com um elenco experiente, em alta no Campeonato Brasileiro, com a conquista da vaga para a Copa Libertadores do ano que vem.

O UOL Esporte relaciona os atletas que se destacaram ao longo dos nove últimos meses e também daqueles que não corresponderam às expectativas criadas. Na lista há medalhões, como Cássio e Renato Augusto, e nomes mais jovens, como o atacante Marquinhos e o zagueiro João Victor.

Os destaques positivos

Roger Guedes

roger - Marcello Zambrana/AGIF - Marcello Zambrana/AGIF
Roger Guedes comemora o gol do Corinthians sobre a Chapecoense
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

A chegada do atacante, celebrada no aniversário do Corinthians, no dia 1º de setembro, foi algo muito comemorado pela torcida nas redes sociais. A euforia foi justificada com o camisa 123 marcando sete gols, sendo o vice-artilheiro do Timão no Campeonato Brasileiro. Roger Guedes tem recebido sondagens de clubes europeus, mas deu sua palavra à diretoria de que não deixará o clube antes do fim da Copa Libertadores.

João Victor

joão - Thiago Ribeiro/AGIF - Thiago Ribeiro/AGIF
João Victor e Kenedy disputam lance em entre Flamengo e Corinthians
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Acreditem: o zagueiro sequer estava nos planos do Corinthians no ano passado, mas voltou de empréstimo do Atlético-GO e assumiu a titularidade ao lado de Gil. Foi uma das revelações do futebol brasileiro nesta temporada e desperta interesse de clubes europeus. Para não perdê-lo, o Timão estendeu o contrato até 2023 e colocou uma multa de 50 milhões de euros (R$ 321 milhões na cotação atual).

Renato Augusto

renato - Ettore Chiereguini/AGIF - Ettore Chiereguini/AGIF
Renato Augusto comemora gol do Corinthians contra o Cuiabá
Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

O maestro do Corinthians no segundo turno do Campeonato Brasileiro. Retornou ao Alvinegro após meia década no futebol chinês e apresentou a mesma qualidade técnica que o fez ser o melhor jogador do país em 2015. Fez quatro gols, distribuiu uma assistência e é uma das grandes apostas do Timão para a conquista de títulos no ano que vem.

Cantillo

cantillo - Ettore Chiereguini/AGIF - Ettore Chiereguini/AGIF
Cantillo comemora gol do Corinthians contra o Fortaleza
Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Em seu segundo ano no Corinthians, o colombiano conquistou a confiança que não havia demonstrado anteriormente. Escalado de primeiro volante e distribuindo o jogo na transição da defesa para o ataque, o meio-campista foi peça-chave no esquema montado pelo técnico Sylvinho e voltou a ser convocado para defender a seleção de seu país.

Giuliano

giuliano - Rodrigo Coca/Agência Corinthians - Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Giuliano, do Corinthians, na atividade da manhã desta quarta-feira (1º/12/2021), no CT Dr. Joaquim Grava
Imagem: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Foi o primeiro reforço contratado pelo Corinthians em 2021. O meia estava livre no mercado após passagem pelo futebol turco e deu conta do recado, sendo peça determinante para a construção da equipe e na blindagem aos jogadores mais novos. Anotou três gols, deu três assistências e caiu nas graças dos torcedores pelo seu comprometimento com o clube.

Os destaques negativos

Luan

luan - Kely Pereira/AGIF - Kely Pereira/AGIF
Luan lamenta chance perdida pelo Corinthians na partida contra o Ceará
Imagem: Kely Pereira/AGIF

Uma decepção pelo segundo ano seguido. Dono de um dos salários mais altos do elenco, o meio-campista disputou 33 dos 62 jogos da equipe na temporada, sendo que em 14 deles saiu do banco de reservas. Perdeu um pênalti importante na semifinal do Paulistão, contra o Palmeiras, e não se firmou sob o comando de Sylvinho.

Cássio

cássio - Rafael Vieira/AGIF - Rafael Vieira/AGIF
Cássio lamenta gol sofrido na derrota do Corinthians para o Sport na Arena Pernambuco
Imagem: Rafael Vieira/AGIF

A reta final da temporada do goleiro ficou marcada por falhas individuais, que custaram valiosos pontos ao Corinthians. O ídolo da Fiel foi mal nas partidas contra Atlético-MG e Ceará, além de lances que geram dupla interpretação nos confrontos com Sport e Internacional — ambos fora de casa. Cássio reconheceu os erros, mas ressaltou que a temporada do sistema defensivo foi satisfatória.

Marquinhos

marquinhos  - Rodrigo Coca/Agência Corinthians - Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Felipe e Marquinhos em treino do Corinthians
Imagem: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Emprestado ao Sport, o atacante foi um pedido do técnico Sylvinho para resolver um problema de velocidade da equipe. Em seu retorno ao CT Joaquim Grava, Marquinhos decepcionou e não conseguiu convencer a comissão técnica. Na reta final do Brasileirão, nem apareceu na lista de relacionados. Agora deve ser novamente emprestado para outro clube no ano que vem.

Gabriel

gabriel - Ettore Chiereguini/AGIF - Ettore Chiereguini/AGIF
Zanocelo, do Santos, disputa lance com Gabriel, do Corinthians
Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

O volante passou longe de ter sua melhor temporada pelo Corinthians, ficando marcado pelos dribles sofridos nos jogos contra Flamengo e Atlético-MG. Parte da torcida pede sua saída, embora o atleta esteja nos planos da comissão técnica para 2022 pela sua característica de marcação e desarme.

jô - Thiago Ribeiro/AGIF - Thiago Ribeiro/AGIF
Jô lamenta chance perdida na partida entre Flamengo e Corinthians
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

A situação do centroavante chega a ser curiosa. Afinal, Jô foi o artilheiro e o líder de assistências do Corinthians ao longo da temporada, mas se envolveu em diversas polêmicas fora de campo, inclusive agora nas férias, quando não deu notícias por três dias e apareceu comunicando o fim do casamento. É um nome que divide as opiniões dos torcedores.

Corinthians