Topo

Flamengo prioriza técnico e deixa mercado da bola para depois do acerto

Rodolfo Landim e Marcos Braz conversam antes de partida do Flamengo - Alexandre Vidal/Flamengo
Rodolfo Landim e Marcos Braz conversam antes de partida do Flamengo Imagem: Alexandre Vidal/Flamengo

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

17/12/2021 04h00

Passada a posse do presidente Rodolfo Landim, o Flamengo volta integralmente as suas atenções para a busca de um novo treinador. O vice de futebol Marcos Braz e o diretor Bruno Spindel já fazem as malas e vão ao continente europeu para concluir a missão.

Até que um novo comandante seja definido, a cúpula do clube entende que não é hora de negociar chegadas e partidas no Ninho. O entendimento é que o novo comandante primeiro tem de fazer uma análise do material que terá em mãos.

"A gente está indo pelo técnico. Essa janela é ingrata na Europa, é uma janela de ajustes. Se tiver uma oportunidade, a gente está lá. Não é porque estou tratando de técnico que não vou ouvir. Mas repito: o objetivo é o técnico", disse Braz, ontem (16) após a posse de Landim.

Os dirigentes julgam que seria desrespeitoso atropelar esse processo e seguram as ações. Ao mesmo tempo, está praticamente certo que alguns vínculos não sejam renovados e que alguns atletas sejam colocados na vitrine. O zagueiro Bruno Viana, por exemplo, já sabe que não vai permanecer no time. Caso tivesse alguma negociação com algum grande nome engatilhada, o Fla seguiria com as conversas mesmo ante a indefinição de quem vai ocupar o banco de reservas.

Por outro lado, o Rubro-Negro não planeja nenhum voo muito alto no mercado da bola. Ainda que rivais diretos como Atlético-MG e Palmeiras estejam se fortalecendo, os rubro-negros mantêm a calma e a fé de que têm um grupo capaz de disputar no topo. Como a equipe recebeu antes do fim de ano os acréscimos de peças como David Luiz, Andreas Pereira e Kenedy, o Fla se sente seguro com o que tem em mãos.

Base em Lisboa, quatro entrevistas marcadas e Jorge Jesus

Com base montada em Lisboa a partir de amanhã (18), Braz e Spindel têm pelo menos quatro conversas agendadas com treinadores portugueses: Paulo Sousa, Carlos Carvalhal, Paulo Fonseca e Rui Vitória. Os três primeiros nomes em questão estão sendo avaliados há semanas pela diretoria do clube. A informação sobre o interesse em Sousa e Fonseca foi publicada inicialmente pelo "GloboEsporte" e confirmada pelo UOL Esporte. Já Vitória entrou na mira nas últimas horas.

Sonho número um do clube, Jorge Jesus é uma possibilidade para lá de distante, já que ganhou um pouco de paz no estádio da Luz ao classificar o Benfica às oitavas da Liga dos Campeões.

Apesar do respiro, no entanto, o ídolo da torcida rubro-negra encara muita desconfiança de parte da torcida benfiquista e jamais saiu do radar dos rubro-negros, que entendem ser uma "obrigação" a tentativa da contratação do Mister. Apesar de o sonho ser considerado difícil, os rubro-negros ao menos já falam mais abertamente sobre um possível regresso do Mister, alimentando as esperanças do torcedor.

"Não falo de nomes. Eles vão se reunir com o Mister, é claro, foi um amigo que todos nós fizemos no Flamengo", disse Rodolfo Landim.

"O Flamengo está muito tranquilo e certo do que quer. Vai contratar um profissional à altura do Flamengo. A gente sempre precisa de ajustes. A gente te tem análise. Ha técnicos com contrato, há técnicos que têm de fazer uma mudança de vida. O JJ sabe das nossas primeiras conversas, ele sabe que eu cumpri tudo que tratei com ele. Toda vez que vou a Portugal eu o encontro", completou Marcos Braz.

Com a ida para Portugal, o Fla pretende liquidar essa situação e virar a página. Os dirigentes estão seguros de que uma nova comissão técnica estará na reapresentação do elenco, em 10 de janeiro.