Topo

OPINIÃO

Atlético-MG de 2021 ou Flamengo de 2019: colunistas apontam o melhor time

Flamengo de Jorge Jesus encantou na temporada 2019; era melhor que o Galo? - Thiago Ribeiro/AGIF
Flamengo de Jorge Jesus encantou na temporada 2019; era melhor que o Galo? Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

17/12/2021 11h58

A temporada de 2021 do Atlético-MG entrou para a história não apenas pelas taças conquistadas, com os títulos mineiro, brasileiro e da Copa do Brasil. O Galo comandado por Cuca também se destacou nas estatísticas, uma vez que fechou a temporada com o maior número de vitórias (52) do século, superando o Cruzeiro de 2003, com 50, e o Flamengo de 2019, com 49.

  • Atlético-MG 2021
    75 jogos, 52V, 14E, 9D (75,5% de aproveitamento)
  • Cruzeiro 2003
    71 jogos, 50V, 13E, 8D (76,5% de aproveitamento)
  • Flamengo 2019
    74 jogos, 49V, 16E, 9D (73,4% de aproveitamento)

Vale destacar que o recorte do Atlético-MG é feito a partir do início da temporada 2021, sem contar jogos de janeiro e fevereiro que ainda faziam parte do Brasileirão de 2020.

Com esses números em mãos, jogamos a polêmica direto para os colunistas do UOL Esporte: o Atlético-MG de 2021 pode ser comparado ao Flamengo de 2019? Quem foi melhor? Veja o que eles responderam:

Antes de ser comparado ao Flamengo de 2019, o Galo teria que ganhar primeiro do Flamengo do Renato Gaúcho, desfalcado. Não foi o caso. Sem contar que Jorge Jesus assumiu em junho, então o aproveitamento considerando a temporada inteira é um erro de análise.
ANDRÉ ROCHA

O Flamengo de 2019 não ficou marcado pelos números, mas pelo seu jeito envolvente de jogar. O Atlético-MG de 2021 tem bons números, mas tem várias partidas em que não desempenhou um bom futebol, muito parecido com outras equipes de Cuca que também foram campeãs.
DANILO LAVIERI

O Flamengo de 2019 ganhava os jogos com mais facilidade. A questão era "de quanto vai ser?" e não se "vai vencer". Só um time que vi jogar no Brasil despertava a mesma sensação: O Palmeiras de 96, com Luxemburgo. O Galo não atingiu esse nível, ganhou muitas partidas no segundo tempo, por margem mínima. Alternou enormes atuações com outras em que teve mais sorte do que juízo, mais talento individual do que imposição coletiva. O Flamengo de 2019 juntava as duas coisas.
JULIO GOMES

O Flamengo de Jesus tem Libertadores, ídolos e… Jesus. É um time histórico, que fez partidas incríveis. O Atlético é um belo time, mas aquele Flamengo é de fato outro patamar.
MARLUCI MARTINS

O Fla de 2019 brilhou demais, é claro. Mas foi só no segundo semestre. Ao passo que o Galo de Hulk, Cuca e cia. impressionou durante tudo o ano de 2021. Por isso, voto no Atlético-MG como o melhor!
MILTON NEVES

O Atlético Mineiro fez uma belíssima temporada, é um time excelente e muito agradável de se ver jogar, mas não tem comparação com o Flamengo de Jesus, que revolucionou a maneira de se jogar no Brasil e ganhou Libertadores e Brasileiro (os dois torneios mais importantes do país) numa mesma temporada. O grande time de Cuca está, no mínimo, um degrau abaixo do espetacular esquadrão de Jesus.
RENATO MAURÍCIO PRADO

O Galo fez uma temporada brilhante em 2021, mas o Flamengo de 2019 impactou mais. Quebrou vários recordes no Brasileirão e ainda conquistou a Libertadores.
RODOLFO RODRIGUES

Não estão na mesma prateleira para serem comparados, o Flamengo de 2019 era um time dominante em quase todos os jogos com Jesus. O Galo é um bom time, seguro, mas mais conservador. O futebol exibido tem uma distância grande. E a comparação de desempenho deveria ser a partir da copa América, com Jesus. Antes, era outro time.
RODRIGO MATTOS