Topo

Barcelona

Aguero chora e anuncia aposentadoria do futebol após problema cardíaco

Do UOL, em São Paulo

15/12/2021 08h23

Sergio Kun Aguero anunciou, hoje, sua aposentadoria do futebol. O agora ex-atacante de 33 anos teve uma arritmia cardíaca detectada após se sentir mal durante uma partida do Barcelona no fim de outubro. Um mês e meio depois, ele pendura as chuteiras. Aguero chorou na entrevista coletiva, que contou com a presença de atletas do Barça e de Pep Guardiola, técnico do ex-atacante no Manchester City.

"Esta entrevista coletiva é para informar que decidi parar de jogar futebol profissional. São momentos muito difíceis, mas ainda estou muito feliz com a decisão que tomei. Em primeiro lugar, está a minha saúde devido ao problema que tive há um mês", disse o argentino.

No dia 30 de outubro, durante o empate do Barça contra o Alavés, pelo Campeonato Espanhol, Aguero sentiu dores no peito e deixou o gramado. Ele foi encaminhado ao hospital e teve uma arritmia cardíaca diagnosticada — o jogador ficou afastado dos gramados desde então até anunciar a aposentadoria.

A arritmia é caracterizada pela irregularidade do ritmo cadenciado dos batimentos do coração, quando os batimentos cardíacos se tornam muito rápidos, muito lentos ou desordenados.

"Eu estava nas mãos dos médicos, e eles me disseram que era melhor parar de jogar. Tomei a decisão há 10 dias. Fiz o possível para ver se havia alguma esperança, mas não havia muita. Estou muito orgulhoso da minha carreira e muito feliz", afirmou Aguero.

Contratado para esta temporada após se tornar ídolo no Manchester City, o argentino só fez cinco partidas com a camisa do Barcelona e marcou um gol, na derrota por 2 a 1 para o Real Madrid.

Aguero também declarou que ainda não tem planos após deixar o futebol. "Agora vou ficar tranquilo, não vou fazer nada por um tempo", contou.

"Tentar ser feliz fora do futebol e poder aproveitar todos os momentos que os jogadores de futebol sabem que perdem muita coisa. Não é fácil ser jogador de futebol. Todos os dias treinar, jogar, viajar. Continuarei ligado ao futebol e poderei aproveitar mais a vida."

A carreira de Aguero

Aguero começou a carreira no Independiente, da Argentina, e foi para o Atlético de Madri em 2006. Depois de fazer sucesso na Espanha, acabou contratado pelo City em 2011.

No clube inglês, Aguero foi herói do título inglês da temporada 2011-12 e se tornou o maior artilheiro da história dos Citizens. Foram 10 temporadas vestindo as cores da equipe, com cinco títulos da Premier League, uma Copa da Inglaterra, seis Copas da Liga e três Supercopas da Inglaterra.

Após o término do contrato com o City ao final da temporada 2020-21, Aguero assinou com o Barcelona até junho de 2023.

Já com a seleção argentina, o ex-atacante conquistou a medalha de ouro nas Olimpíadas de Pequim-2008 e foi campeão da Copa América de 2021.

Barcelona