PUBLICIDADE
Topo

Esporte

Goleiro do Ajax volta ao gramados após 9 meses de suspensão por doping

Andre Onana voltou após cumprir suspensão de nove meses - Getty Images
Andre Onana voltou após cumprir suspensão de nove meses Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

15/12/2021 09h33

O goleiro André Onana, do Ajax, voltou a jogar nove meses após ter sido pego no exame antidoping. O camaronês era goleiro titular do Ajax quando foi suspenso pela Uefa por ter tomado - por engano - Lasimac, remédio da esposa detectado como substância proibida.

Em entrevista ao 'Marca', Onana se disse aliviado em poder jogar futebol novamente: "Voltar a me sentir um jogador de alto nível é maravilhoso. Psicologicamente, foi muito difícil. Pensava: 'Como vou contar aos meus pais que fui pego no doping se nunca nem bebi ou fumei?'. Falavam em doping, mas o que tomei, insisto, foi um comprimido de retenção de líquidos. Eu cometi um erro humano, mas você tem que engolir tudo que as pessoas falam. Foi tão difícil que às vezes até duvidei de mim mesmo"

O goleiro afirmou também que a própria Uefa depois reconheceu que a suspensão foi uma medida muito dura. Mesmo tendo tomado o remédio por engano, Onana recebeu 12 meses de suspensão, que foram reduzidos para 9 após recurso do Ajax.

Ele ressalta que foi proibido até ter contato com os jogadores de seu clube, tendo que montar um centro de treinamento próprio para manter a forma. "Tive que montar um time forte de 17 pessoas para voltar a ser o goleiro que fui: preparador físico, treinador de goleiros, psicólogo Não tem sido fácil, mas graças a Deus e a eles consegui", completou o goleiro.

Onana voltou a atuar primeiro pela seleção de Camarões, em 16 de novembro, e fez sua reestreia na Liga dos Campeões pelo Ajax, em 24 de novembro, mas como reserva de Pasveer: "O Pasveer é um grande parceiro e amigo, a gente se dá muito bem e estou curtindo muito o dia a dia, senti saudades dele".

Esporte