Topo

Corinthians

Com ou sem Cavani, Corinthians quer abalar mercado com camisa 9

Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

14/12/2021 04h00

Prioridade da diretoria na montagem do elenco para a temporada 2022, a busca por um camisa 9 de peso no mercado da bola segue firme e forte nos corredores do Parque São Jorge. As conversas com Anderson Talisca estão descartadas, e a negociação com Edinson Cavani, do Manchester United, ainda não avançou. Neste momento, o interesse no uruguaio se reflete apenas em uma sondagem feita aos representantes do atleta.

O objetivo do Corinthians nesta janela de transferências é fazer barulho no mercado e contratar um nome de peso, que traga repercussão nacional e internacional. Garantido na Copa Libertadores do ano que vem, o clube quer montar um elenco estrelado, conquistar espaço de mídia e valorizar as propriedades de sua camisa. A tática tem sido adotada pela atual gestão desde o segundo semestre deste ano, quando —mesmo encarando dívidas— acertou com Willian, Renato Augusto, Roger Guedes e Giuliano.

É com essa premissa que o clube busca um centroavante para o elenco comandado por Sylvinho. A primeira tentativa foi em cima de Anderson Talisca, atualmente no Al-Nassr, da Arábia Saudita. No passado, o atacante deixou claro seu desejo em vestir a camisa do Corinthians — informação que motivou a diretoria a sondar seu empresário.

No entanto, Al-Nassr quitou as pendências que tinha com o brasileiro e, com isso, o Alvinegro apenas conseguiria tirá-lo do futebol asiático caso pagasse os 8 milhões de euros investidos (R$ 50,8 milhões na cotação atual) pelos sauditas. Portanto, o interesse em Talisca foi inviabilizado.

O nome da vez (desejo pessoal do presidente Duilio Monteiro Alves) é o do uruguaio Edinson Cavani, jogador do Manchester United, da Inglaterra, até o fim de junho de 2022. O Corinthians fez uma sondagem aos agentes do jogador, que se mostraram dispostos a escutar uma oferta e abrir negociações — o que ainda não ocorreu.

O cenário não é muito favorável ao clube do Parque São Jorge, por diversos motivos: 1) o salário de Cavani é astronômico para os padrões brasileiros; 2) o Alvinegro encara a concorrência de clubes europeus; 3) o centroavante não demonstra desejo de retornar ao futebol sul-americano e, mesmo que optasse por isso, São Paulo não é o local mais atraente para o uruguaio, que deseja ficar próximo de sua família.

A diretoria do Corinthians está ciente dos percalços da negociação e, por isso, adota extrema cautela com o assunto para não frustrar a torcida. O fato é que mesmo se o uruguaio declinar do interesse do Timão, o clube não mudará seu foco de contratar um nome de peso, que possa engajar os torcedores nas redes sociais, alavancar a venda de produtos e ingressos para os jogos na Neo Química Arena, e alcançar repercussão fora do país.

Corinthians