Topo

Grêmio vai mudar elenco. Veja contratos no fim, negociáveis e incógnitas

Pedro H. Tesch/AGIF
Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF

Do UOL, em Porto Alegre

11/12/2021 04h00

O Grêmio promete uma reformulação no elenco para 2022. Rebaixado para a Série B, o clube precisa reduzir a folha salarial de cerca de R$ 15 milhões e já tem um esboço dos primeiros passos. A saída de todos os jogadores em final de contrato é o ponto de partida. Mas atletas com vínculos maiores e vencimentos altos alimentam incerteza.

O UOL Esporte mostra a situação dos jogadores que fizeram parte da campanha que levou o Grêmio ao rebaixamento em 2021.

Fim de contrato

Rafinha, Bruno Cortez, Ruan (emprestado pelo Sassuolo-ITA) e Diego Souza tem contrato até 31 de dezembro. Mesmo sendo capitão na última rodada do Brasileirão, Rafinha não ficará no Grêmio. E Diego Souza, artilheiro do time em 2020 e 2021, também deve sair.

O centroavante, no entanto, ainda tem mínima chance de permanecer. Sob argumento de ser tecnicamente bom nome para disputa da Série B. Ainda assim, não há negociação até o presente momento. Em entrevista ao UOL, Diego Souza admitiu adiar a aposentadoria.

Victor Ferraz, Maicon, Léo Pereira e Luiz Fernando também estão em final de contrato. Mas todos já haviam sido sacados do elenco. O camisa 8 fez acordo e deixou o Grêmio em agosto, depois da expulsão contra o Corinthians, em Porto Alegre.

Mais um ano de contrato

A lista de vínculos até o final de 2022 é maior. E mais preocupante. Entre os nomes estão Paulo Miranda, Michel, Everton Cardoso, Diego Churín e Miguel Borja. Todos fora dos planos. As saídas, no entanto, dependem de alguma negociação com outro clube. A rescisão dos vínculos deverá ser evitada, por conta do custo de acordo.

Pedro Geromel e Walter Kannemann também aparecem entre os jogadores com contrato até dezembro de 2022. Assim como Léo Gomes, Victor Bobsin e o goleiro Phelipe Megiolaro (emprestado ao Dallas-EUA até o final deste ano).

Eles são incógnitas

Thiago Santos, Lucas Silva, Villasanti, Campaz. Nenhum deles se encaixa nos dois grupos anteriores. Contratos longos, com investimento alto (seja no salário ou luvas/contratação). O caso deste grupo ainda gera debate interno. Não há convicção na permanência deles.

Vão render dinheiro

Vanderson deverá servir de fiador para as contratações do Grêmio em 2022. O lateral direito interessa a times da Itália e Inglaterra e é considerado uma transferência iminente. Restando saber valores finais e destino. Além dele, um dos jovens goleiros (Gabriel Chapecó e Brenno) também deve ser negociado. O mesmo vale para Ferreira.

O caso Douglas Costa

Meia-atacante está emprestado pela Juventus, da Itália, até junho de 2022. Mas o contrato tem uma cláusula que permite ao time italiano pedir o jogador de volta. O artigo no documento tem que ser ativado até 31 de dezembro de 2021. Caso não seja mencionado, Douglas Costa automaticamente passa a engatar contrato definitivo com o Grêmio. Até o final de 2023. Com mesmo padrão salarial.

Salários altos

Geromel, Kannemann, Thiago Santos, Douglas Costa, Borja. O camisa 10 e o centroavante devem sair nos próximos dias. Os dois zagueiros são casos a serem analisados. A permanência dos dois vai tirar poder de investimento em outros setores.