Topo

Formiga é homenageada, recebe Bola de Ouro e se emociona

Formiga foi homenageada com a Bola de Ouro em cerimônia da ESPN - Reprodução/ESPN
Formiga foi homenageada com a Bola de Ouro em cerimônia da ESPN Imagem: Reprodução/ESPN

Do UOL, em São Paulo

10/12/2021 14h26

Formiga se emocionou ao receber o prêmio Bola de Ouro, na cerimônia do Bola de Prata da ESPN. A volante finalmente pôde ter o troféu em mãos cinco anos após ser premiada.

Formiga foi inicialmente reconhecida em 2016, sendo a primeira mulher a ganhar a Bola de Prata na premiação brasileira. Na ocasião, a jogadora não conseguiu pegar o prêmio porque, após as Olimpíadas do Rio, foi contratada para defender o PSG. Agora, a Formiga foi surpreendida e homenageada com a Bola de Ouro na premiação.

"Com certeza não estava esperando. O que me emociona de verdade é saber que nossos esforços estão sendo reconhecidos. Não está sendo nada em vão. É mais do que merecido o futebol feminino estar nessa homenagem por essa luta, não só minha, mas de tantas outras pioneiras que contribuíram para que isso pudesse estar existindo", declarou Formiga.

Na coletiva após a premiação, a jogadora reforçou a felicidade em ver o espaço conquistado pelo futebol feminino: "Quão feliz eu fico de saber que uma coisa que falei anos atrás hoje está sendo realizada. As meninas são muito merecedoras de ter esse espaço".

Aos 43 anos, a atacante se aposentou da seleção brasileira, onde é a única, entre homens e mulheres, a ter no currículo 7 Copas do Mundo e 7 Olimpíadas. A voltante, que é tricampeã da Libertadores pelo São José, hoje atua pelo São Paulo: "Tenho contrato por mais um ano e depois disso vejo se continuo na mesma ou se parto para ajudar fora do campo".