Topo

Fortaleza vence o Bahia, termina Brasileirão no G-4 e rebaixa adversário

Josué Seixas

Colaboração para o UOL, em Morro de São Paulo

09/12/2021 23h35

O Fortaleza derrotou o Bahia por 2 a 1 na noite desta quinta-feira (9), na última rodada do Campeonato Brasileiro, na Arena Castelão. Com o resultado, as equipes acabam o campeonato em momentos bem diferentes. Enquanto os donos da casa se tornam o primeiro time nordestino a finalizar a competição no G-4 na era dos pontos corridos, os visitantes estão rebaixados para a Série B.

Os três gols do jogo foram marcados em cobranças de pênalti. O tricolor baiano até abriu o placar com Rodriguinho, dando esperanças a seu torcedor, mas Wellington Paulista e Yago Pikachu foram os responsáveis pela virada do Leão do Pici.

O Fortaleza encerra a competição com 58 pontos, atrás apenas de Atlético-MG, Flamengo e Palmeiras, provavelmente hoje os três clubes de maior poder aquisitivo no país. O Bahia é o 18º, com 43 pontos, e será um dos seis representantes nordestinos na Série B —somente Fortaleza e Ceará representarão a região na Série A. O clube de Salvador estava na Série A desde 2017.

Bahia começa indo para cima

O Bahia precisava do resultado e começou o jogo indo para cima, enquanto o Fortaleza investia em jogadas de velocidade pelas laterais. A primeira chance surgiu aos 18 minutos, após Rodriguinho levantar uma bola na área e o goleiro Boeck, do Leão do Pici, saiu mal. No minuto seguinte, em nova saída ruim do goleiro, ele atingiu o atacante Gilberto no rosto e foi marcado o pênalti.

Rodriguinho abre o placar para o Bahia

Gilberto precisou de atendimento após ser atingido e ficou meio grogue. Rodriguinho pegou a bola para a cobrança, feita somente aos 24 minutos do primeiro tempo. O meio-campista bateu forte no canto esquerdo de Boeck, que foi para o outro lado e nem saiu na foto.

Ao voltar para o campo, Gilberto recebeu um passe de Rodriguinho e mandou para a rede. Após o gol, o bandeirinha assinalou impedimento.

Fortaleza também tem pênalti e empata

No último lance do primeiro tempo, Yago Pikachu foi lançado no lado direito de ataque e foi derrubado. O árbitro marcou falta fora da área, mas o VAR revisou o lance e assinalou a penalidade. Wellington Paulista teve muita categoria e mandou no canto esquerdo do goleiro Danilo Fernandes, que pulou para o outro lado. O empate aumentou a empolgação da torcida no Castelão lotado.

Jogo fica equilibrado

No segundo tempo, os dois times começaram tentando construir jogadas, mas o nervosismo impedia a continuidade das jogadas. Além disso, ambos também cometiam mais faltas, interrompendo o fluxo da partida.

Aos 6 minutos Gilberto cruzou para Juninho Capixaba, que bateu para fora. O Fortaleza também chegou, e em ainda mais vezes, aos 14, num bom chute de Osvaldo que Danilo Fernandes defendeu. Raí teve uma boa chance de ampliar para o Bahia aos 26', mas demorou demais para dividir. Aos 28, Igor Torres driblou Nino Paraiba e bateu com força, obrigando Danilo Fernandes a salvar outra vez.

Fortaleza vira em novo pênalti

Aos 29 minutos, logo após o lance de Igor Torres, David cortou para o meio e mandou um chutaço de canhota. A bola desviou no trajeto, em Conti, e o VAR assinalou pênalti para o Fortaleza. Como Wellington Paulista havia saído, Yago Pikachu foi para a bola e deslocou o goleiro Danilo Fernandes aos 33. Ele comemorou tirando a camisa, junto à torcida.

Guto muda e torna o Bahia ainda mais ofensivo, mas não evita rebaixamento

Aos 42 minutos, Matheus Bahia cruzou para a chegada de Gilberto no segundo pau. Ele dominou a bola no peito, mas Marcelo Boeck estava pronto e fez uma defesaça. Jogadores do Bahia ainda tentaram no fim do jogo, enquanto o Fortaleza se mantinha no contra-ataque. Rodallega teve uma boa chance, mas Boeck salvou novamente.

FICHA TÉCNICA

Fortaleza 2 x 1 Bahia
Data: 09/12/2021
Local: Arena Castelão
Hora: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)
Auxiliares: Guilherme Dias Camilo (MG) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)
VAR: Rodrigo Guarizzo Ferreira do Amaral (Fifa/SP)
Cartões amarelos: Raí Nascimento (BAH), Matheus Vargas (FOR), Yago Pikachu (FOR), Osvaldo (FOR),
Gols: Rodriguinho (BAH), aos 24' do primeiro tempo (0-1); Wellington Paulista (FOR), aos 51' do primeiro tempo (1-1); Yago Pikachu (FOR), aos 33' do segundo tempo (2-1)

Fortaleza: Marcelo Boeck, Tinga, Marcelo Benevenuto, Titi, Yago Pikachu, Felipe (Éderson), Matheus Vargas (Lucas Lima), Matheus Jussa, Osvaldo (Bruno Melo), Wellington Paulista (Igor Torres) e David (Depietri). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

Bahia: Danilo Fernandes, Nino Paraíba, Conti, Luiz Otávio, Matheus Bahia, Edson (Rodallega), Patrick de Lucca (Ronaldo César), Raí Nascimento, Rodriguinho (Daniel), Juninho Capixaba (Lucas Mugni) e Gilberto. Técnico: Guto Ferreira.