Topo

Fluminense vence a Chapecoense no Maracanã lotado e vai à Pré-Libertadores

Do UOL, no Rio de Janeiro

09/12/2021 23h33

Com um Maracanã lotado, o Fluminense retribuiu o carinho da torcida, venceu a lanterna Chapecoense por 3 a 0 —gols de David Braz, Luiz Henrique e Abel Hernández— e se classificou à fase preliminar da Copa Libertadores 2022. A vaga direta na fase de grupos escapou por um triz, pois o Red Bull Bragantino venceu o Internacional por 1 a 0, com um gol aos 47 minutos do segundo tempo. Bastava para o clube das Laranjeiras apenas o empate em Bragança Paulista (SP).

Com o resultado, a Chapecoense manteve seus 15 pontos e amargou o carimbo de pior campanha da história do Brasileirão nos pontos corridos, superando o América-RN, em 2007, que havia feito 17. O time catarinense somou apenas uma vitória durante toda a competição.

Cazares leva perigo na bola parada

O equatoriano levou perigo em suas venenosas bolas paradas e quase fez um gol de falta na linha de fundo, sem ângulo, quando bateu direto a pedido do zagueiro David Luiz.

O melhor - André

O jovem fez jus ao prêmio de revelação do Campeonato Brasileiro e fez mais uma grande partida defensivamente e ofensivamente, tendo seu nome gritado pela torcida durante o jogo.

O pior - Bobadilla

O substituto de Fred não estava em uma noite inspirada e falhou em muitos momentos. Faltou agilidade para a conclusão de algumas boas oportunidades que surgiram para ele.

Atuação do Fluminense

Com a pressão pelo resultado, o Fluminense iniciou a partida de maneira um pouco nervosa. O time de Marcão tinha posse de bola, mas encontrava dificuldades para penetrar na retranca da Chapecoense. No segundo tempo, o Tricolor iniciou de forma avassaladora, colocando muita pressão e fazendo dois gols antes dos 10 minutos. Com pleno domínio, a equipe controlou o jogo e fechou o placar nos acréscimos.

Atuação da Chapecoense

Com um time todo de garotos, a Chapecoense fez uma partida digna e valente, mesmo com a pouca experiência e diante de um Maracanã lotado. O time catarinense aguentou enquanto pôde.

Cronologia do jogo

O zagueiro David Braz abriu o placar para o Fluminense, aos 4 minutos do segundo tempo, após escanteio. Aos 10, Luiz Henrique experimentou de fora da área, a bola bateu numa trave, na outra e morreu de maneira chorada para fazer o 2 a 0 ao Tricolor. Aos 46, Abel Hernández, que havia acabado de entrar, fechou a vitória e fez o 3 a 0.

Só garotada

Dos 18 jogadores relacionados pela Chapecoense, 15 eram formados nas divisões de base do clube. A garotada já está sendo avaliada para a temporada 2022, quando a equipe disputará a Série B.

Fred e cia no Maraca

Impossibilitados de atuar, Fred, Ganso, Wellington, entre outros estiveram em um dos camarotes do Maracanã acompanhando a partida.

A chegada do Fluminense

A chegada da Chapecoense

FICHA TÉCNICA:

FLUMINENSE 3 x 0 CHAPECOENSE

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data e hora: 9 de dezembro de 2021 (quinta-feira), às 21h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Jorge Eduardo Bernardi (RS) e Jose Eduardo Calza (RS)
VAR: Leone Carvalho Rocha (GO)
Cartões amarelos: David Braz, Matheus Martins, Abel Hernández (FLU); Ignácio, Ronei (CHA)
Gols: David Braz, aos 4 minutos do segundo tempo (FLU); Luiz Henrique, aos 10 minutos do segundo tempo (FLU); Abel Hernández, aos 46 minutos do segundo tempo (FLU)

FLUMINENSE: Marcos Felipe; Samuel Xavier, Luccas Claro, David Braz e Marlon (Danilo Barcelos); André, Martinelli (Nonato) e Cazares (Wallace); Luiz Henrique (Matheus Martins), Jhon Arias e Bobadilla (Abel Hernández). Técnico: Marcão

CHAPECOENSE: João Paulo; Jordan, Laércio (Tiago Coser), Ignácio e Mancha (Vasconcelos); Ronei, Marquinho (Rafael), Ryan e Busanello; Rodriguinho (Artur Vanzela) e Perotti. Técnico: Felipe Endres