PUBLICIDADE
Topo

Corinthians

Corinthians 'esquece' o Grêmio e visita o Juventude com força máxima

Renato Augusto comemora gol marcado contra o Grêmio na rodada passada  - Rodrigo Coca/ Ag. Corinthians
Renato Augusto comemora gol marcado contra o Grêmio na rodada passada Imagem: Rodrigo Coca/ Ag. Corinthians

Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

09/12/2021 04h00

Classificação e Jogos

Garantido na Copa Libertadores 2022, o Corinthians chega à rodada final do Campeonato Brasileiro com a missão de ser o fiel da balança na briga contra o rebaixamento. Quatro dias após empatar com o Grêmio em casa e ver sua torcida comemorar a não confirmada queda do Imortal para a Série B, o Timão visita o Juventude em partida determinante para a definição dos quatro últimos colocados. Ciente da importância do jogo de hoje (9), às 21h30 (horário de Brasília), o Alvinegro deixará de lado a rivalidade com o Tricolor gaúcho ao não poupar forças em seu time titular.

No último domingo, o técnico Sylvinho deixou claro que não pouparia seus principais jogadores e cumpriu com a palavra ao levar força máxima para Caxias do Sul. As exceções são o atacante Roger Guedes (suspenso) e o volante Cantillo (recém recuperado de lesão muscular). A possibilidade levantada pela torcida nas redes sociais de mandar a campo um time reserva visando facilitar o rebaixamento do Grêmio está descartada.

Nos bastidores, o Corinthians rechaça a ideia de não competir lealmente até o fim do Campeonato Brasileiro e, por isso, mandará a campo seu time considerado ideal. A tendência é de que o lateral Lucas Piton ganhe a vaga de Fábio Santos pela esquerda. No mais, o Timão não terá mudanças e ainda conta com os retornos de Fagner e Gabriel.

A provável escalação para encarar o Juventude, no Alfredo Jaconi, tem Cássio; Fagner, João Victor, Gil e Lucas Piton (Fábio Santos); Gabriel; Willian, Giuliano, Renato Augusto e Gabriel Pereira; Jô.

O Corinthians tem a ambição de terminar o Campeonato Brasileiro na quarta colocação e garantir os R$ 28 milhões da premiação paga pela CBF. Para isso, basta uma vitória fora de casa — algo que ainda não aconteceu no segundo turno — para espantar a possibilidade de ser ultrapassado pelo Fortaleza e terminar a competição no quinto lugar.

O Juventude, primeiro dentro da zona do rebaixamento, precisa da vitória diante dos comandados de Sylvinho e ainda torcer por um tropeço do Bahia para se manter na Série A. Em caso de empate, o clube gaúcho permanece na elite desde que o Tricolor de Aço seja derrotado em Fortaleza.

Todos os jogos da rodada final do Campeonato Brasileiro acontecem de forma simultânea. Amanhã, os atletas do Corinthians estão liberados para o período de férias e se reapresentam apenas na primeira quinzena do mês de janeiro, quando iniciam a pré-temporada de olho na disputa da Copa Libertadores.

Corinthians