Topo

Liga dos Campeões - 2021/2022

Manchester City perde, mas avança em 1º do grupo; Leipzig vai à Liga Europa

Jogadores do RB Leipzig comemoram gol contra o Manchester City pela Liga dos Campeões - RONNY HARTMANN/AFP
Jogadores do RB Leipzig comemoram gol contra o Manchester City pela Liga dos Campeões Imagem: RONNY HARTMANN/AFP

Do UOL, em São Paulo

07/12/2021 16h36

O Manchester City encerrou sua participação na fase de grupos da Liga dos Campeões nesta terça-feira (7) com uma derrota por 2 a 1 para o RB Leipzig, fora de casa, mas o resultado não significou muita coisa. O time de Pep Guardiola já estava garantido na primeira posição do grupo A e só cumpriu tabela. Já os alemães asseguraram o terceiro lugar e vão jogar a Liga Europa.

O City terminou com 12 pontos, seguido do Paris Saint-Germain, com 11 —os dois já começaram a rodada classificados às oitavas de final. O Leipzig, com sete pontos, ficou com a vaga na segunda competição mais importante da Europa, enquanto o Brugge, com apenas quatro pontos, terminou na lanterna.

O jogo foi disputado com portões fechados em Leipzig. Devido ao aumento recente no número de casos de covid-19 na Alemanha, algumas restrições voltaram a valer no país, como a realização de partidas de futebol sem torcida ou com público reduzido.

Já garantido na liderança, Guardiola escalou um time mesclado com reservas e titulares, incluindo a volta de Kevin De Bruyne. O belga estava fora da equipe nas últimas partidas por ter testado positivo para covid-19. Já Gabriel Jesus foi desfalque por causa de uma pancada sofrida no jogo do final de semana contra o Watford.

Com um ataque móvel formado por Mahrez, Grealish e Foden, o City teve bons momentos ofensivos no primeiro tempo, mas sofreu o gol em uma desatenção do sistema defensivo aos 24 minutos. Szoboszlai escapou livre de marcação, recebeu lançamento preciso de Laimer, driblou o goleiro Steffen e tocou para as redes.

O City quase conseguiu o empate. Foden carimbou a trave em chute forte, e De Bruyne parou em defesa de Gulácsi em cobrança de falta. Mas foi o Leipzig quem chegou ao segundo gol, aos 26 da etapa final. Forsberg puxou contra-ataque e acionou André Silva na área. O atacante português finalizou sem chances para Steffen.

O time inglês descontou aos 32 com Mahrez, de peixinho, mas não foi suficiente para buscar a reação. E ainda perdeu o lateral direito Walker, expulso nos últimos minutos, que se transformou em desfalque para as oitavas de final, marcadas para fevereiro de 2022.