Topo

Cruzeiro: Na mira, goleador da Série B tem bons números em carreira modesta

Edu, do Brusque, comemora gol contra o Cruzeiro, pela Série B do Brasileiro - Lucas Gabriel Cardoso/Brusque FC
Edu, do Brusque, comemora gol contra o Cruzeiro, pela Série B do Brasileiro Imagem: Lucas Gabriel Cardoso/Brusque FC

Lohanna Lima

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte, MG

07/12/2021 04h00

A tônica do técnico Vanderlei Luxemburgo é montar um time de Série A para a disputa da Série B. Até o momento, o Cruzeiro tem uma contratação acertada para 2022: a do zagueiros Maicon, ex- São Paulo e que estava no futebol árabe. O zagueiro Matheus Silva, ex-Ituano, está encaminhado e, nesta semana, o nome do atacante Edu, artilheiro da Segunda Divisão pelo Brusque, despertou interesse do clube.

O jogador de 28 anos está em sua segunda passagem pelo clube catarinense e coleciona times modestos no currículo, mas fama de goleador. Edu fez 17 gols na Série B pelo Brusque. Comparando o atual elenco celeste, os jogadores que tiveram melhor desempenho na Série B foram Marcelo Moreno e Giovanni, com cinco gols cada na competição. Um dos gols de Edu, inclusive, foi sobre o próprio Cruzeiro, na derrota dos catarinense, na estreia de Luxemburgo no comando da Raposa.

Esta é a segunda passagem de Edu pelo clube catarinense, sendo que na primeira, em 2017, fez oito gols em oito jogos. Posteriormente, o atacante sofreu uma lesão que ele decidiu tratar em Itaboraí, no Rio de Janeiro. Por lá, se recuperou e disputou a Série C pela equipe, anotando 11 gols em 21 jogos.

Em 2020, depois de um período pelo Tubarão-SC, Edu retornou ao Brusque onde foi artilheiro do Campeonato Catarinense com oito gols. O jogador foi um dos pilares da campanha que levou a equipe a voltar a disputar uma final de Estadual depois de 28 anos. Na ocasião, o Brusque perdeu a decisão para a Chapecoense. Na Série C daquele ano, na qual havia uma grande expectativa pelo seu desempenho, Edu sofreu grave lesão no ligamento e ficou dez meses parado.

O Imperador do Vale

Pelas boas atuações com a camisa do Brusque, Edu ganhou o apelido de "Imperador do Vale" em alusão ao ex-atacante Adriano e ao local em que a cidade de Brusque é localizada, no chamado Vale Europeu.

Recentemente, o próprio jogador falou abertamente sobre deixar o clube, mesmo tendo contrato até o fim de 2022. Em entrevista à Globo, Edu revelou ter recebido sondagens de outros clubes e que há uma multa de R$ 1 mi a ser paga ao clube catarinense em caso de transferência.