Topo

Coletivo LGBTQ+ aciona 8 clubes no STJD por cantos homofóbicos em jogos

Torcida do Fluminense no Maracanã foi citada por canto homofóbico - Mailson Santana/Fluminense FC
Torcida do Fluminense no Maracanã foi citada por canto homofóbico Imagem: Mailson Santana/Fluminense FC

Do UOL, em São Paulo

07/12/2021 19h21

O coletivo de Torcidas Canarinhos LGBTQ+ protocolou, nesta segunda-feira (6), no Superior Tribunal de Justiça Desportiva sete Notícias de Infração (termo jurídico que significa levar o caso ao conhecimento da Justiça) contra oito clubes por cantos homofóbicos de torcedores. Foram citados Fluminense, Internacional, Náutico, Ceará, Atlético-MG, Remo, Paysandu e Corinthians por ato discriminatório. Os casos serão analisados pelo procurador-geral Ronaldo Piacente, que decidirá se as acusações procedem e vai oferecer denúncia ou se arquiva os pedidos, informou o STJD.

Em 2019, o órgão passou a recomendar que os árbitros relatem manifestações preconceituosas nas súmulas das partidas. Os casos são geralmente enquadrados no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que prevê punições que variam entre multas, suspensão e até perda de pontos. Torcedores também podem ser proibidos de frequentar estádios por pelo menos 720 dias.

Em nota, o coletivo, formado por torcidas de todo o país no monitoramento e combate a atos homofóbicos no futebol, informou que a expectativa é por "medidas mais enérgicas" no combate às práticas preconceituosas contra a população LGBTQIAP+.

"Reiteramos o nosso repúdio a esses e outros atos de preconceito praticados no futebol e esperamos que os clubes e federações tomem medidas mais enérgicas no intuito de combater tais práticas que fazem com o futebol continue sendo um ambiente violento para pessoas LGBTQIAP+. O STJD já mostrou em decisão anterior que a justiça desportiva não tolerará atos desse tipo, ao punir com veemência o Flamengo, configurando o primeiro clube punido na história pelo tribunal enquadrado na prática de homofobia pelo artigo 243-G do CBJD.

Veja as acusações citadas pelo coletivo.

Fluminense:

Jogo: Fluminense x Internacional (24/11): Conforme registrado pela imprensa, na partida entre as equipes foi possível identificar coros de torcedores do Fluminense gritando "Arerê, gaúcho dá o c* e fala tchê", se referindo ao clube adversário. Apesar da partida não ter sido paralisada, o sistema de som e imagem do estádio alertou a torcida para que parassem os gritos. O ato foi registrado pelo árbitro na súmula da partida.

Internacional:

Jogo: Grêmio x Internacional (06/11): De acordo com a Notícia de Infração do Coletivo, no grenal é possível ouvir um coro gigantesco de pessoas gritando: "Atirei o pau no Grêmio e mandei tomar no c*, ô gremista filho da p* chupa r* e dá o c*.

O coletivo destaca ainda que o mesmo cântico foi proferido no jogo: Internacional x Athlético/PR (13/11).

Náutico:

Jogo: Náutico x Sampaio Corrêa (15/11): Durante a partida torcedores do Náutico entoaram gritos de cunho homofóbico de "bicha" todas as vezes em que o goleiro adversário se preparava para bater o tiro de meta.

Ceará:

Jogo: Ceará x Corinthians (25/11): Em partida realizada no Castelão, torcida, jogadores e diretoria do Ceará proferiram cantos com palavras de cunho homofóbico. Segundo o Coletivo das Torcidas LGBTQ, em vídeo juntado, é possível ouvir um coro gigantesco gritando: "A tuf é gay" e "matador de leão e come c* de tufgay", se referindo ao clube adversário, Fortaleza.

Na partida contra o Sport, no dia 14/11, a torcida repetiu o canto no Castelão, e o presidente do clube, Robinson de Castro aparece em um vídeo segurando um telefone em referência a música. O mesmo canto foi proferido na partida contra o Fortaleza, realizada em 17/11. No vídeo foram identificados os jogadores Vina, Gabriel Dias, Messias, Luiz Otávio, Cléber,Lima, Fernando Sobral Lacerda e Rick, além do presidente do clube, Robinson de Castro.

Atlético-MG

Jogo: Flamengo x Atlético/MG (30/10): Na partida, realizada no Maracanã, a torcida visitante entoou ao time mandante: " tomar no c* mengo, tu és time de otário c*, p* v* e ladrão".

Jogo: Atlético/MG x Fluminense (28/11): Imagens da partida mostram os cantos homofóbicos do clube mineiro a partir dos 40 minutos do segundo tempo. O vídeo com os cânticos foi postado nas redes sociais de uma torcedora que estava acompanhando o jogo. O caso não foi relatado na súmula da partida e, segundo o coletivo de torcidas, o árbitro descumpriu a orientação 01/2019 do STJD.

Remo e Paysandu:

Jogo: Remo x Paysandu (04/12): A partida foi marcada por cenas de preconceito de ambas as torcidas. Imagens que circulam na internet mostram a torcida do Paysandu entoando gritos de v* ao jogador Neto Pessoa, aos 11 minutos do segundo tempo. Em outro momento um grupo de torcedores uniformizados gritaram várias vezes "Remista é gay, é gay, é gay". Na mesma partida, torcedores do Remo entoaram para a torcida do Paysandu: "todo v* que eu conheço é bicolor".

Corinthians:

Jogo: Corinthians x Grêmio (05/12): Na Neo Química Arena, torcedores do Corinthians entoaram gritos de cunho homofóbico direcionado aos jogadores do Grêmio. Durante o jogo a torcida gritava "gaúcho, viado" para os jogadores em campo. O fato não foi relatado na súmula.