Topo

Liga dos Campeões - 2021/2022

Barça em perigo e mais: O que está em jogo na rodada final da Champions

Benfica de Jorge Jesus ou Barcelona de Xavi: um dos dois será eliminado da Liga dos Campeões amanhã (8) - REUTERS/Nacho Doce
Benfica de Jorge Jesus ou Barcelona de Xavi: um dos dois será eliminado da Liga dos Campeões amanhã (8) Imagem: REUTERS/Nacho Doce

Arthur Sandes

Do UOL, em São Paulo

07/12/2021 04h00

A rodada derradeira da fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa define nesta semana as últimas cinco vagas às oitavas de final. Barcelona, Benfica, Porto, Milan, Atlético de Madri e vários outros clubes estão envolvidos, os jogos começam hoje (7), e o UOL Esporte traz abaixo pequeno guia de todas as chaves.

O modelo de classificação é simples: os dois primeiros colocados de cada grupo vão às oitavas de final (os líderes em um pote do sorteio; os demais no outro). Já o terceiro colocado vai disputar a Liga Europa; e o último fica fora de ambas as competições. Nesta fase da Champions, o principal critério de desempate é o confronto direto (incluindo saldo de gols nos jogos diretos).

Os grupos que jogam hoje (7):

Grupo A - City e PSG nas oitavas

Manchester City (12 pontos) e Paris Saint-Germain (oito) já estão garantidos nas oitavas de final e com suas posições definidas no grupo. A rodada serve apenas para definir quem vai à Liga Europa: o RB Leipzig (que recebe o City) ou o Club Brugge (que visita o PSG) -ambos têm quatro pontos, e os alemães estão na frente nos critérios de desempate. Os jogos são às 14h45 (de Brasília) de hoje (7).

Grupo B - Três candidatos, uma só vaga

Pepe e Luis Suárez disputam bola durante partida entre Atletico de Madrid e FC Porto na Liga dos Campeões 2021-22 - REUTERS/Susana Vera - REUTERS/Susana Vera
Porto e Atlético se enfrentam em duelo direto, mas podem acabar eliminados juntos
Imagem: REUTERS/Susana Vera

O Liverpool dominou a chave completamente (15 pontos) e já tem a liderança garantida, mas a segunda vaga nas oitavas deve motivar uma briga ferrenha. O Porto tem um ponto a mais do que Milan e Atlético de Madri, os jogos são às 17h de hoje (7), e os cenários são os seguintes:

Porto avança se:
vencer o Atlético de Madri em casa;
ou empatar com o Atlético, e o Milan empatar com o Liverpool.

Atlético avança se:
vencer o Porto fora de casa, e o Milan não vencer o Liverpool;
ou vencer o Porto fora de casa, por diferença maior do que uma vitória do Milan sobre o Liverpool.

Milan avança se:
vencer o Liverpool, e Porto e Atlético empatarem;
vencer o Liverpool por diferença igual ou maior do que uma vitória do Atlético sobre o Porto.

Grupo C - Tudo definido

Tudo já está definido, e a rodada final às 17 horas de hoje (7) é apenas para cumprir tabela. O Ajax avança em primeiro; o Sporting é o segundo; o Borussia Dortmund vai para a Liga Europa; e o Besiktas está eliminado das competições europeias nesta temporada.

Grupo D - Jogo direto pela liderança

Real Madrid e Internazionale estão garantidos nas oitavas de final e se enfrentam no Santiago Bernabéu para definir quem sai do grupo com a melhor campanha. O time merengue tem dois pontos a mais, portanto um empate confirma a liderança; já a Inter tem que vencer fora de casa para tomar a primeira posição. O Sheriff vai jogar a Liga Europa, mas antes disso cumpre tabela em visita ao eliminado Shakhtar Donetsk. Os jogos são às 17 horas de hoje (7).

Os grupos que jogam amanhã (8):

Grupo E - Barcelona em risco

O Bayern de Munique sobra, já tem 15 pontos, o melhor ataque da Champions e deixa a briga pela segunda vaga para Barcelona (sete pontos) e Benfica (cinco). O time catalão depende apenas de si, mas isso não significa muita coisa quando se visita o Bayern —que só perdeu em casa duas vezes nos últimos 365 dias. Os jogos são às 17 horas de amanhã (8), e os cenários são:

Barcelona avança se:
vencer o Bayern fora de casa;
ou o Benfica não vencer o Dínamo de Kiev.

Benfica avança se:
vencer o Dínamo de Kiev em casa, e o Barcelona não vencer o Bayern.

Grupo F - Mata-mata antecipado

Jogadores de Atalanta e Villarreal disputam jogada durante partida da Liga dos Campeões 2021-22 - JOSE JORDAN / AFP - JOSE JORDAN / AFP
Sensação recente da Champions, Atalanta de Rafael Tolói e cia. precisa vencer para seguir se classificar
Imagem: JOSE JORDAN / AFP

O Manchester United se classificou em primeiro e apenas cumpre tabela ao receber o eliminado Young Boys, mas o outro jogo é imperdível. Atalanta e Villarreal têm confronto direto na Itália, quem vencer se classifica, e o empate é dos visitantes —o perdedor vai para a Liga Europa. Os jogos são às 17h de amanhã (8).

Grupo G - Tudo pode acontecer

Absolutamente tudo aberto na chave mais equilibrada da Champions. Lille (oito pontos) e RB Salzburg (sete) estão na frente, mas Sevilla (seis) e Wolfsburg (cinco) também dependem apenas de si. Basicamente quem vencer passa de fase, e pode haver inclusive um empate triplo na classificação final. Cada gol pode mudar tudo, e os jogos são às 17h de amanhã (8).

Lille avança se:
vencer ou empatar com o Wolfsburg.

RB Salzburg avança se:
vencer ou empatar com o Sevilla.*

Sevilla avança se:
vencer o RB Salzburg fora de casa.

Wolfsburg avança se:
vencer o Lille em casa.

*Em caso de vitória do Wolfsburg e empate entre Salzburg e Sevilla, haveria empate triplo que beneficiaria os times alemão e austríaco e deixaria o Lille em terceiro.

Grupo H - Chelsea e Juve empatados

O Chelsea está a uma vitória simples sobre o Zenit, fora de casa, para confirmar a liderança do grupo. Se tropeçar, no entanto, abre caminho para a Juventus passar à frente com uma vitória sobre o Malmö. A vaga na Liga Europa já é do Zenit, e os jogos começam às 14h45 de amanhã (8).