PUBLICIDADE
Topo

Futebol

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Arnaldo: Mantendo Abel e com ajustes, Palmeiras larga na frente do Flamengo

Do UOL, em São Paulo

07/12/2021 04h00

O Palmeiras já deu férias ao seu elenco principal e ao técnico Abel Ferreira, além de ter feito oferta para manter a comissão técnica portuguesa no comando do clube, uma das prioridades da gestão de Leila Pereira na presidência do clube. Para Arnaldo Ribeiro, as definições pelas saídas de Felipe Melo e Jaílson indicam a sequência do trabalho.

No podcast Posse de Bola #184, Arnaldo afirma que a manutenção de Abel Ferreira e as definições no elenco fazem com que o Palmeiras largue na frente do Flamengo visando a próxima temporada, apontando que o time paulista conseguiu fazer o que o carioca não fez em relação aos veteranos.

"Eu acho que a diferença aí talvez se explique, essa mini reformulação no Palmeiras, em relação aos jogadores mais veteranos, pela permanência do treinador. Então isso, a alternância no comando do Flamengo desde o Jorge Jesus: Domènec, Ceni, Renato, ela adia a reformulação porque não tem quem encabece, e no caso do Palmeiras tem o Abel Ferreira", diz Arnaldo.

"Era de se esperar até que esses jogadores, sobretudo o Felipe Melo, fizessem talvez uma extensão de contrato visando o Mundial, porque falta, em tese, um capítulo para esses caras, o tão desejado Mundial, que é em fevereiro. Mas não vai ser assim, o clube não vai se adaptar, ou o futebol do clube não vai se adaptar ao calendário para estender o contrato de alguns jogadores, o que já aconteceu no Flamengo algumas vezes. Acho que é necessário isso, os times vencedores precisam se reciclar, mas tem que ter uma cabeça comandando isso e o Flamengo está sem a cabeça", completa.

O jornalista afirma que o fato de o Flamengo não ter ainda um técnico dificulta a administração do elenco e a renovação de peças, o que o Palmeiras consegue fazer, isso na expectativa de que Abel Ferreira continue no comando técnico.

"O Flamengo tem pela frente, além da escolha de um treinador, o desafio de ajustar o time e acho que essa questão de jogadores que ficaram muito tempo, tem a questão da idade, a questão física, de não suportar a temporada inteira. Mas tem a questão também do conforto, do tal dos donos do vestiário, e que complica muito o trabalho de um treinador, dependendo de quem ele seja, chegando com um elenco com essa configuração", diz Arnaldo.

"É um aspecto em que o Palmeiras mantendo o treinador, já promovendo esses ajustes, larga na frente do Flamengo para a próxima temporada, o Flamengo ainda não tem esse comandante. Pode ser que isso se acelere na quarta-feira, mas em relação ao grupo de jogadores, acho que não vai ter essa limpeza. É uma questão de reciclagem, e talvez não seja reformulação porque reformulação pressupõe muitas saídas e algumas entradas, mas ajustes", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Futebol