Topo

Site: Equipe da NFL quer comprar time da Premier League por R$ 3,58 bilhões

Raphinha em jogo entre Leeds e Southampton, na Premier League - Neil Hall - Pool/Getty Images
Raphinha em jogo entre Leeds e Southampton, na Premier League Imagem: Neil Hall - Pool/Getty Images

Do UOL, em São Paulo (SP)

06/12/2021 10h30

O braço de investimento do San Francisco 49ers, time da NFL, tem um acordo para comprar o Leeds United, que disputa o Campeonato Inglês, por mais de 475 milhões de libras (cerca de R$ 3,58 bilhões na cotação atual). A informação é do site The Athletic, especialista em esportes americanos.

A 49Enterprises entende que tem uma opção para ter o controle de 100% do Leeds até janeiro de 2024. O acordo inclui o estádio do clube inglês, o Elland Road.

O valor de mercado do Leeds disparou desde que o empresário Andrea Radrizzani os comprou em 2017, por 45 milhões de libras.

O italiano ficou com propriedade majoritária da equipe por quatro temporadas e meia, mas a 49ers Enterpises — um fundo controlado pela franquia da NFL — garantiu uma compra total do Leeds nos próximos dois anos.

Radrizzani vendeu 10% do time inglês para os 49ers em 2018, e essa participação minoritária aumentou para 44% — com um aumento recente de 7% ocorrendo em novembro deste ano.

O custo total da aquisição do Leeds inclui o dinheiro já pago pela participação dos 49ers no clube, deixando mais de 200 milhões de libras a pagar.