Topo

Atlético-MG

Avião com faixa 'Galo ganhô' sobrevoa praias do RJ; 'Cariogalo' apoiou ação

Atleticanos exibiram faixa "o Galo ganhô" em avião que sobrevoou praias lotadas do Rio ontem (5) - Bruno Braz / UOL Esporte
Atleticanos exibiram faixa "o Galo ganhô" em avião que sobrevoou praias lotadas do Rio ontem (5) Imagem: Bruno Braz / UOL Esporte

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

06/12/2021 21h01

O domingo ensolarado no Rio de Janeiro levou milhares de pessoas às praias da cidade ontem (7). E foi entre um mergulho e outro que a população foi surpreendida com uma ação bem-humorada de atleticanos que moram no Estado: um avião com a faixa "o Galo ganhô" sobrevoou a região litorânea da Zona Sul e do bairro da Barra da Tijuca, na Zona Oeste.

Muitos internautas registraram nas redes sociais o momento, que teve o apoio do "Cariogalo", espécie de consulado do Atlético-MG criado no Rio há 16 anos e que conta com quase 25 mil seguidores em seu perfil no Instagram.

No total, o avião deu duas voltas sobre o litoral da Barra da Tijuca e três nas praias da Zona Sul poucas horas antes do Atlético-MG vencer o Red Bull Bragantino por 4 a 3, no Mineirão (MG), e erguer o troféu de campeão brasileiro.

"Nascemos, crescemos ou vivemos há muitos anos aqui (no Rio). Pagamos impostos aqui, geramos empregos aqui, e estamos comemorando a graça e o prazer de ser Galo. Aqui em nossas casas, em nossas praias. Nós somos daqui. Assim como flamenguistas podem e devem comemorar em Belo Horizonte. É uma comemoração da Atleticanidade", explicou o advogado Custodio Pereira Neto, de 39 anos, natural de Caratinga (MG) e morador do Rio há 21 anos.

"Ser Cariogalo é um estado de espírito"

Evento da Cariogalo reuniu muitos atleticanos em bar no Rio no dia que Atlético-MG foi campeão brasileiro - Divulgação / Cariogalo - Divulgação / Cariogalo
Evento da Cariogalo reuniu muitos atleticanos em bar no Rio no dia que Atlético-MG foi campeão brasileiro
Imagem: Divulgação / Cariogalo

Embora seja um consulado atleticano, o Cariogalo se diz receptivo a moradores de todos os estados e até a torcedores de outras equipes.

"Somos um Consulado da Bola. Reunimos mineiros, cariocas, paulistas, gaúchos... Enfim, brasileiros de todos os estados, turistas estrangeiros e até torcedores de outros times. Como é próprio de um Consulado, são desorganizados de propósito, não possuem membros, associados ou cadastro. É ambiente de amigos! Ser Cariogalo é um estado de espírito", enfatizou Custodio, na companhia do administrador André de Oliveira, de 45 anos, que nasceu no Rio e mora no bairro da Tijuca, na Zona Norte (RJ).

Além de promover encontro de atleticanos para assistir aos jogos do Atlético-MG em bares da cidade, o Cariogalo já realizou também eventos no Rio. Em 2015, por exemplo, o consulado fechou um cinema no bairro de Copacabana para exibir filmes do clube e mais de mil pessoas passaram por lá. Já em 2019 promoveram um show com a banda mineira Tianastácia em uma casa de espetáculos no bairro da Lapa.

Na última quinta-feira, dia em que o Atlético-MG venceu o Bahia por 3 a 2 e garantiu matematicamente o título brasileiro, o Cariogalo reuniu mais de mil pessoas num bar também na Lapa. Agora, já reservaram um local na região para assistirem a final da Copa do Brasil, nos dias 12 e 15 de dezembro, quando o clube mineiro enfrentará o Athletico-PR.

Chico Pinheiro é presidente de honra

Jornalista Chico Pinheiro, da TV Globo, é presidente de honra da Cariogalo - Divulgação / Cariogalo - Divulgação / Cariogalo
Jornalista Chico Pinheiro, da TV Globo, é presidente de honra da Cariogalo
Imagem: Divulgação / Cariogalo

Atleticano fanático, o jornalista Chico Pinheiro, da TV Globo, é o presidente de honra da Cariogalo e, sempre que a agenda permite, se faz presente nos eventos. O apresentador do "Bom Dia Brasil", inclusive, emplacou uma frase no consulado que virou bordão: "cores de camisas não nos separam", que simboliza o clima de amizade que a "torcida" gosta de transmitir.

Em 2015, o Cariogalo idealizou e liderou o "Consulados do Galo", que hoje conta com 65 consulados espalhados pelo mundo, em quatro continentes, e com encontros regulares para ver os jogos. Pinheiro é uma espécie de "porta-voz" e costuma "emprestar" sua voz e sua imagem em conteúdos de divulgação do projeto.

Bordão "o Galo ganhô" surgiu em 2015

O agora tão falado bordão "o Galo ganhô" surgiu em 2015, mas só foi fazer sucesso de verdade este ano. Na ocasião, o jornalista Fael Lima, do programa Alterosa Esporte, entrevistou uma jovem atleticana para o seu canal "Camisa Doze" e, em uma resposta, ela passou a falar a frase repetitivamente.

Com a boa fase do clube nesta temporada, o meme foi reativado, desta vez com mais força, e se tornou algo praticamente obrigatório nas redes sociais após as vitórias do Atlético-MG. O próprio Galo aderiu ao bordão e fez produtos com a temática.

Atlético-MG