Topo

Navas sofre golpe em duelo com Donnarumma para ser o dono do gol no PSG

Keylor Navas em ação com a camisa do PSG - Sameer Al-DOUMY / AFP
Keylor Navas em ação com a camisa do PSG Imagem: Sameer Al-DOUMY / AFP

Do UOL, em São Paulo

05/12/2021 04h00

Keylor Navas não está entre os jogadores mais badalados do futebol europeu. Titular do gol do Paris Saint-Germain há três temporadas, ele ganhou a forte concorrência de Donnarumma em 2021. E nesta semana, dois fatos relevantes aumentaram a pressão sobre o veterano costa-riquenho na disputa pela titularidade. Após ver seu "rival" ganhar uma das premiações mais importantes do planeta, ele foi considerado um dos culpados pelo tropeço de seu time no Campeonato Francês.

Tricampeão da Champions League pelo Real Madrid, Navas é considerado um dos goleiros mais seguros do mundo. Ontem (4), contudo, ele vacilou na partida contra o Lens pela 17ª rodada do Francês. Em um chute da intermediária de Fofana, ele tentou espalmar, mas viu a bola passar por baixo de seus braços e entrar no gol. No fim, o PSG ainda arrancou um empate por 1 a 1, com gol de Wijnaldum aos 47 minutos do segundo tempo, mas o tropeço já estava determinado.

O erro ofuscou o que até então era uma boa atuação para Navas, já que o Lens só não havia aberto o placar antes por causa de suas intervenções. O veterano, de 34 anos de idade, foi inclusive um dos piores jogadores em campo, segundo a avaliação do jornal "L'Equipe", ao lado do argentino Lionel Messi.

Em uma disputa particular e aberta, a semana já não havia começado boa para Navas. Donnarumma, seu concorrente 12 anos mais jovem, foi eleito o melhor goleiro do mundo na tradicional "Bola de Ouro", prêmio concedido pela revista France Football. O italiano venceu adversários de alto nível como Ederson (Manchester City) e Neuer (Bayern de Munique). Também foram finalistas Mendy (Chelsea) e Oblak (Atlético de Madri).

Donnarumma foi contratado no início da atual temporada pelo PSG. Ele veio do Milan e não custou nada aos cofres franceses por já estar em fim de contrato. Ele chegou credenciado pelas boas atuações em seu clube e principalmente pela seleção italiana. Na conquista da Eurocopa de 2021, na Inglaterra, ele foi eleito o melhor jogador do torneio, levando apenas quatro gols em sete partidas. Além disso, foi destaque nas disputas por pênaltis da semifinal (contra Espanha) e da final (contra Inglaterra).

Desde que chegou ao PSG, Donnarumma não virou dono da posição. O técnico Mauricio Pochettino tem optado por um revezamento entre os dois goleiros, acostumados a atuar em alto nível. Na Liga dos Campeões, por exemplo, Navas foi titular em três partidas, enquanto o italiano jogou em duas. Pela lógica, será Donnarumma o titular na próxima terça-feira (7), quando o PSG enfrenta o Brugge, no Parque dos Príncipes, pela última rodada da fase de grupos. O time francês já está classificado para as oitavas de final e não pode ir além da atual segunda colocação de sua chave.

No Francês, o revezamento entre os goleiros também é evidente. Navas atuou em dez partidas, enquanto Donnarumma foi o titular nas outras sete. Avaliando estatísticas de todas as competições, o italiano é ligeiramente superior, pois sofreu oito gols em nove partidas. Já o costa-riquenho foi vazado 14 vezes em 13 jogos.

Como Donnarumma é um goleiro em ascensão na carreira, ele já se mostrou insatisfeito com as seguidas partidas como reserva no PSG. E a situação inclusive já teve que ser contornada por seu estafe. "Estar no banco dói, a rivalidade com Navas me incomoda. No Milan estava acostumado a jogar sempre desde o início e não é fácil. A rivalidade com o Navas me incomoda, mas não atrapalha minhas atuações. Às vezes ficar no banco dói, mas logo a situação vai se resolver, eu estou convencido", declarou o italiano no mês passado.

O técnico Mauricio Pochettino, por sua vez, sempre preferiu um tom diplomático ao falar sobre seus pupilos e também já falou abertamente que tem gostado do revezamento. "Estamos falando de dois goleiros de grande nível. É incrível o nível competitivo que têm, que mostram. Estou convencido de que foi uma decisão boa o revezamento. É claro que em algum momento tenha que escolher um ou outro, mas até o momento a situação é boa."