Topo

Atlético-MG

OPINIÃO

Perrone: 'Cuca soube aproveitar as peças que teve ao longo do ano'

Do UOL, em São Paulo (SP)

03/12/2021 04h00

Depois de 50 anos, o Atlético-MG voltou a conquistar o Brasileirão Série A. Na noite da última quinta-feira (2), o Galo foi até a Arena Fonte Nova e venceu o Bahia por 3 a 2, de virada, com os seus gols acontecendo em um intervalo curto de tempo.

Na Live Fim de Papo, transmitida pelo UOL Esporte logo após a confirmação do título, Ananda Portela, Ricardo Perrone e Rodolfo Rodrigues falaram sobre alguns destaques da equipe que colocou fim ao jejum histórico.

"O título veio com personagens que foram muito bem neste campeonato. Éverson foi um goleiro que passou muitos jogos sem levar gols. Foi um goleiro seguro, teve uma ou outra falha, mas foi bem. Guilherme Arana fez um torneio belíssimo pelo Atlético-MG, assim como a dupla de zaga também foi bem. Outro ano muito seguro do Júnior Alonso pelo Galo. Nathan Silva chegou e se firmou na defesa. A dupla de volantes (Jair e Allan) também foi muito bem, ainda com o Tchê Tchê como reserva de luxo. Nacho fez um começo bom de competição. Por fim, o Hulk que jogou demais, artilheiro do campeonato, jogador veterano. O melhor jogador do Brasil na temporada", disse Rodolfo Rodrigues.

Em seguida, o comentarista avaliou a disposição tática da equipe ao longo da temporada.

"O Cuca passou um tempo tentando acertar o time, buscando achar o plantel ideal. Isso aconteceu mais ou menos na época dos mata-matas da Libertadores e no segundo turno do Brasileirão, que foi quando a equipe conseguiu ter uma cara. Se pegarmos o time que começou o Brasileiro tinha até o Guga como titular, com o Mariano passando por uma fase de instabilidade, depois ele acabou assumindo a titularidade e o desempenho melhorou. Também teve o Igor Rabello que foi titular no primeiro semestre, mas com a chegada do Nathan Silva foi formada uma bela dupla de zaga com o Júnior Alonso", começou

"Ainda teve a entrada do Jair no time, que se firmou como titular. O Cuca chegou a colocar o Tchê Tchê como segundo volante e isso também teve uma modificação que foi positiva. Cuca tinha muitas opções e ficava sempre tentando acertar esse time, mas sempre jogando em um 4-2-3-1, com o Hulk jogando mais avançado, como se fosse um camisa 9. Quando ele virou essa referência, acabou marcando mais gols", completou o comentarista.

Depois da análise de Rodrigues, Perrone também deu sua opinião quanto às questões táticas do Galo no campeonato.

"Um dos grandes méritos do Cuca nessa campanha foi saber aproveitar as boas peças que teve ao longo do ano. Existem vários treinadores por aí que têm elenco forte, mas não consegue aproveitar. Eu vejo o Atlético-MG um time bem treinado, onde todo mundo sabe o que tem que fazer. Quem está sem a bola, sabe se posicionar para dar opção de passe. Cuca tem muitos méritos na campanha, foi organizando o time e encontrando a maneira de jogar", disse.

As lives Fim de Papo acontecem ao longo de todas as semanas. Você pode acompanhar a live pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no Youtube.

Atlético-MG