Topo

Lado estudioso do auxiliar de Renato Gaúcho é uma falácia, diz ex-assessor

Do UOL, em São Paulo

03/12/2021 04h00

Renato Gaúcho é considerado um técnico que tem como sua principal característica a forma de administrar o vestiário e lidar com os jogadores, inclusive recuperando alguns deles em seu trabalho. Mas não é um treinador que trabalhe tanto a parte tática, que alguns creditam ao seu auxiliar Alexandre Mendes. Mas o braço direito do ídolo gremista não é um estudioso, de acordo com o ex-assessor de imprensa do Grêmio, João Paulo Fontoura.

Em entrevista a Mauro Cezar Pereira no programa Dividida, do Canal UOL, JP afirma que o perfil estudioso e tático de Alexandre Mendes não procede, o vendo mais como um fiel escudeiro de Renato Gaúcho, além de chamar a atenção para a pouca exposição do profissional.

"Eu tenho convicção de que não é uma lenda, é uma falácia. Longe de ser um estudioso do futebol, talvez seja o auxiliar ideal para o Renato na questão de lealdade, em questão de não se manifestar nunca publicamente, o grande público não conhece o que o Alexandre Mendes pensa de futebol, nunca se manifestou pelo menos aqui, em cinco anos que eu trabalhei com ele, não lembro de ter atendido ninguém e muito fui procurado em função disso, de será que é verdade ou não é", afirma JP

"No ambiente íntimo de vestiário ou de hotel, eu sabia os pensamentos dele para algumas coisas de futebol e não o todo, sabia de ouvir, de questionar, mas quem sou eu, assessor de imprensa, para questionar um auxiliar, mesmo que eu tenha total discordância com o que ele pensa de futebol e de qualquer outra coisa", completa.

O ex-assessor do Grêmio conta que é irônico o fato de Alexandre Mendes nunca ter dado valor aos treinadores que viajavam para estudar fora do Brasil e ter feito o mesmo que criticava quando outros profissionais faziam. JP dá o crédito pelo trabalho de estudo dos adversários ao departamento de análise de desempenho do clube.

"O Alexandre sempre foi um cara que deu pouco valor aos profissionais que iam buscar conhecimento lá fora. Eu acho que de alguma maneira aquela frase que virou famosa do Muricy [Ramalho], não teve a contribuição que deveria ter ou a conotação que deveria ter, de que não adianta ir lá para fora, tirar uma foto e dizer que foi estudar fora e o Alexandre fez isso em 2020", diz JP.

"Eu tenho uma liberdade total com o Renato, se eu estivesse no clube, eu teria sacaneado o Renato em função do auxiliar dele, com o Alexandre eu não me relacionava, porque fez aquilo que sempre condenou que os outros fizessem, eu nunca vi ele estudando os adversários, como eu disse, esse trabalho sempre foi feito ininterruptamente, diuturnamente, às vezes até em três períodos, pelo departamento de análise de desempenho do Grêmio?, conclui.

O Dividida vai ao ar às quintas-feiras, às 14h, sempre com transmissão em vídeo pela home do UOL e no canal do UOL Esporte no Youtube. Você também pode ouvir o Dividida no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e Amazon Music.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Lado estudioso do auxiliar de Renato Gaúcho é uma falácia, diz ex-assessor - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Futebol