Topo

Atlético-MG inicia saga pela tríplice coroa após Brasileirão e Estadual

Jogadores do Atlético-MG festejam com o técnico Cuca o título do Campeonato Brasileiro 2021 Imagem: Jhony Pinho/AGIF

Colaboração para o Uol, em Belo Horizonte, MG

03/12/2021 04h00

Campeão estadual e brasileiro, o Atlético-MG já poderia estar mais do que satisfeito com a temporada vitoriosa. No entanto, o ano de 2021 pode passar de vencedor para mágico. Finalista da Copa do Brasil, o Galo terá pela frente nova saga: a conquista da tríplice coroa, que em Minas Gerais o fará se igualar ao rival Cruzeiro.

O caneco do Campeonato Brasileiro conquistado de forma antecipada não significa apenas a saída da fila de 50 anos de jejum. Faltando menos de dez dias para o primeiro encontro com o Athletico pela competição mata-mata, o técnico Cuca poderá descansar os jogadores nas duas rodadas finais - contra Bragantino e Grêmio - e terá um maior tempo para trabalhar a equipe para o duelo com os paranaenses, que ainda seguem na luta contra o rebaixamento no Brasileirão.

Relacionadas

Se conquistar a Copa do Brasil, o Atlético alcançará o feito que o Cruzeiro ostentou por anos. Sob o comando de Vanderlei Luxemburgo e maestria de Alex, a equipe celeste conquistou as três competições em 2003.

Finalista em 2014 e em 2016, o Galo possui um título da competição conquistado justamente em cima do Cruzeiro, na primeira decisão. Na ocasião, o Atlético evitou a segunda tríplice coroa da Raposa, que naquele ano havia sido campeã do Estadual e do Brasileiro também.

Seleto grupo

A trinca Estadual, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro não é única que dá aos clubes a chamada tríplice coroa. Na verdade, a honraria acontece quando uma equipe conquista três títulos de torneios oficiais na temporada, podendo haver combinação entre competições regionais, nacionais e internacionais.

Nos últimos dois anos, Flamengo e Palmeiras, respectivamente, levantaram três títulos na mesma temporada. Enquanto o rubro-negro conquistou o Carioca, o Brasileirão e a Libertadores, os palmeirenses formaram a trinca com Paulista, Copa do Brasil e Libertadores.

Caso vença o Athletico, o Galo se tornará, então, o quinto clube a conseguir o feito. Além de Flamengo, Palmeiras e Cruzeiro, o último time brasileiro a conseguir o feito havia sido o São Paulo, em 2005, com o Paulista, Libertadores e Mundial.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi publicado, o Atlético-MG disputa para se tornar o quinto clube a conseguir a tríplice coroa, e não o quarto. O erro foi corrigido.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Atlético-MG inicia saga pela tríplice coroa após Brasileirão e Estadual - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Futebol