Topo

Atlético-MG

OPINIÃO

Colunistas opinam: Cuca é o melhor técnico brasileiro da atualidade?

Jogadores do Atlético-MG festejam com o técnico Cuca o título do Campeonato Brasileiro 2021 - Jhony Pinho/AGIF
Jogadores do Atlético-MG festejam com o técnico Cuca o título do Campeonato Brasileiro 2021 Imagem: Jhony Pinho/AGIF

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

03/12/2021 11h26

Cuca conquistou mais um título brasileiro. Campeão em 2016 com o Palmeiras, agora ele levantou a taça nacional com o Atlético-MG, após a vitória de ontem (2) sobre o Bahia, por 3 a 2, na Arena Fonte Nova, em jogo atrasado da 32ª rodada.

Com mais um título do treinador, fizemos a seguinte pergunta aos colunistas do UOL Esporte: Cuca é o melhor técnico brasileiro da atualidade?

Sim, dentro da mediocridade entre os nascidos no Brasil é o que alcança os melhores resultados, ao menos enquanto Tite servir à seleção.
ANDRÉ ROCHA

Uma Libertadores, dois Brasileiros, cinco estaduais; e tem o vice da Liberta com o Santos, o milagre de 2009 com o Fluminense. Cuca tem montado equipes organizadas, competitivas e vencedoras. Como Tite foi para a seleção ha 5 anos, diria que Cuca é o melhor técnico de clubes na atualidade do futebol brasileiro.
ANDREI KAMPFF

Sim, é o melhor técnico da atualidade para as exigências do futebol brasileiro, com jogadas ensaiadas e uma gestão de grupo que está sempre no limite para não virar uma briga de vestiário. Quando encontra alguém mais tático pela frente, no entanto, ele costuma ter dificuldades.
DANILO LAVIERI

Cuca deve um pedido de desculpas às mulheres do mundo.
JUCA KFOURI

Cuca é, dos técnicos da atualidade, o que melhor consegue trabalhar no cenário que o futebol brasileiro oferece. Algum conhecimento tático, que não precisa ser excelente, aliado a um grande conhecimento sobre dirigentes amadores, calendário extenuante e gestão de pessoas (inclusive com empatia religiosa e espiritual). Portanto, é, sim, a melhor opção que um clube brasileiro tem no momento. Mas há ressalvas: o elenco precisa ter o perfil que se encaixe ao dele e Cuca costuma também ter prazo de validade.
JULIO GOMES

O melhor técnico brasileiro de clubes na atualidade é Cuca com sobras. Admitir isso é simples para quem acompanhou a temporada com atenção. A temporada dele foi boa no Santos e no Galo. Inventou um time competitivo em situação de caos financeiro no Santos, e formou a melhor equipe de 2021 com estrutura e dinheiro. Isso não significa que não tem defeitos e não pode evoluir.
MARÍLIA RUIZ

Cuca é o melhor técnico brasileiro, o que não significa que seja excepcional. O nível por aqui deixa a desejar, são mais do mesmo, não é por acaso que os clubes buscam nomes no mercado internacional.
MARLUCI MARTINS

O simples fato de se discutir se Cuca é o melhor já deixa evidente o quão fraca é a atual oferta de treinadores brasileiros.
MAURO CEZAR

Com sobras. Inclusive, existe muita má vontade com ele. Talvez pelo seu temperamento explosivo e também pela sua folclórica superstição. Mas a verdade é que não entendo como nunca o nome dele é cotado para assumir a seleção brasileira.
MILTON NEVES

Não. O melhor técnico brasileiro da atualidade é Tite. Hoje, Cuca é o segundo melhor.
PERRONE

Sim, entre os nascidos no Brasil, Cuca vive o melhor momento.
RENATO MAURÍCIO PRADO

Entre aqueles que estão nos clubes das Séries A e B, sim. Mas entre aqueles em atividade aqui ainda acho que o Tite é melhor.
RODOLFO RODRIGUES

Não. Talvez seja o melhor em entender o mínimo que uma equipe precisa para ser competitiva. Isso não faz dele um técnico ruim, mas cumpre projetos de prazo médio e curto. Não tem sustentado trabalhos longevos pela ausência de bases mais sólidas e padrões mais bem definidos de organização de time. O melhor técnico brasileiro da atualidade é o Tite.
RODRIGO COUTINHO

Atlético-MG