Topo

OPINIÃO

Arnaldo: Brasileiro do Galo é um dos mais incontestáveis nos últimos anos

Do UOL, em São Paulo

03/12/2021 14h18

O Atlético-MG conquistou o título faltando duas rodadas para o final do Brasileirão e encerrou uma espera de 50 anos com um time comandado pelo técnico Cuca, que já havia treinado a equipe campeã da Copa Libertadores de 2013 e que em campeonatos nacionais já havia feito grandes campanhas, como a do título com o Palmeiras em 2016, mas Arnaldo Ribeiro aponta a do Galo como o grande trabalho daquele que considera o melhor técnico brasileiro.

No podcast Posse de Bola #183, Arnaldo Ribeiro afirma que o título atleticano é incontestável e é fruto de um clube que se mobilizou e se preparou para ser campeão em um calendário difícil e a concorrência de rivais também com grandes elencos como Flamengo e Palmeiras.

"Eu acho que a questão dos méritos da conquista do Atlético-MG como um todo, numericamente vai ser a segunda maior campanha dos pontos corridos, somente atrás do Flamengo do Jorge Jesus, e é um dos títulos mais incontestáveis como aquele do Flamengo do Jesus. Se não tão brilhante, o mais brilhante dos últimos anos todos e mais brilhante até do que o bicampeonato do rival Cruzeiro, incrível naquele 2013 e 2014", diz Arnaldo.

"O Atlético-MG esse ano se preparou muito bem para o campeonato, acho que foi o único time que se preparou de fato para esse campeonato com o calendário maluco, com concorrência de competições, ele ainda tem a possibilidade de conquistar o título da Copa do Brasil e ganhar dois campeonatos dos três maiores que os clubes brasileiros disputam e nos Brasileirão acho que ele sobrou. Teve o requinte da virada da forma memorável como aconteceu, com o gol do Hulk de pênalti e dois golaços do Keno, e agora vai festejar contra o Bragantino", completa.

Arnaldo afirma que Cuca tem méritos por ter extraído o melhor que o elenco oferecia, inclusive alterando a posição de jogadores importantes como Hulk e Zaracho para encaixar as melhores peças que tinha à disposição, feitos que o colocam como melhor técnico brasileiro do momento.

"Acho que ele é o técnico brasileiro melhor porque ele tem um repertório melhor, ele tem versatilidade, ele consegue aproveitar normalmente o que cada elenco tem e mais, o melhor que cada jogador tem. O Hulk, destaque disparado do campeonato, artilheiro, chegou no início da temporada a ter uma divergência com o Cuca sobre utilização e posicionamento, foi no início do Campeonato Mineiro. Depois o Cuca, conversando, conseguiu encaixá-lo como centroavante, posição que ele jamais quis jogar, e ele fez a diferença nessa posição no campeonato", diz Arnaldo.

"Assim foi com outros jogadores como o Zaracho, que não conseguiu jogar bem com o Sampaoli e jogou muito bem com o Cuca, com o Arana, que não conseguiu jogar bem e agora jogou bem com o Cuca, você vai vendo quantos jogadores do Atlético-MG se destacaram na temporada além do Hulk, muito pelas mãos do treinador. Eu acho esse trabalho o mais completo. É claro que teve talvez um dos melhores elencos à disposição, mas um dos mais completos, porque o time foi consistente o tempo todo e o time foi consciente de que talvez tivesse uma chance única de interromper a fila de 50 anos", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.