PUBLICIDADE
Topo

São Paulo

São Paulo enfrenta o Grêmio para afastar de vez o risco de rebaixamento

Rogério Ceni comanda treino do São Paulo no CT da Barra Funda - Erico Leonan / saopaulofc
Rogério Ceni comanda treino do São Paulo no CT da Barra Funda Imagem: Erico Leonan / saopaulofc

Brunno Carvalho

Do UOL, em São Paulo

02/12/2021 04h00

Classificação e Jogos

A noite de hoje (2) será determinante para as pretensões do São Paulo na reta final do Brasileirão. Os dois jogos agendados podem afastar de uma vez a chance de um inédito rebaixamento da equipe tricolor ou voltar a ligar um sinal de alerta na cabeça do torcedor são-paulino.

Na 12ª posição com 45 pontos, o time está a cinco de distância do Bahia, primeiro time dentro da zona de rebaixamento. A equipe baiana encara o Atlético-MG às 18h (de Brasília), enquanto os paulistas vão a Porto Alegre enfrentar o Grêmio, outra equipe desesperada para evitar a queda, às 20h.

Em caso de vitória sobre os gremistas, o São Paulo chegaria a 48 pontos e encerraria o risco de queda. Desde que os pontos corridos foram aplicados no Brasileirão, nenhuma equipe foi rebaixada fazendo 48 pontos.

Uma derrota para os gaúchos, no entanto, pode complicar a situação do São Paulo. Principalmente se o Bahia conseguir vencer, dentro de sua casa, o líder Atlético-MG. Nesse cenário, a vantagem dos paulistas para a zona de rebaixamento seria de apenas três pontos, com duas partidas ainda para fazer na competição.

"Os 45 pontos não são suficientes para se salvar do rebaixamento, essa é a realidade, é só olhar a tabela. Pode ser que aconteça, mas nós como São Paulo Futebol Clube não podemos aceitar isso. Se podemos alcançar mais, temos que pensar maior. Não nos livramos da chance de rebaixamento, justamente porque os dois próximos adversários têm condições de nos alcançar", analisou Rogério Ceni, em entrevista coletiva depois da vitória por 2 a 0 sobre o Sport no último final de semana.

Depois de enfrentar o Grêmio, o São Paulo tem pela frente outro time que luta para não ser rebaixado. Na segunda-feira (6), o rival será o Juventude, na última partida que a equipe de Rogério Ceni fará no Morumbi na temporada.

Uma vitória, e tudo muda

A alta oferta de vagas para a Libertadores faz com que o São Paulo ainda alimente alguma esperança de conseguir participar da competição continental na próxima temporada?

Em caso de vitória sobre o Grêmio, a equipe tricolor chegaria a 48 pontos, assumindo a 11ª colocação e ficando apenas a um ponto do América-MG, primeiro time dentro do G-8.

A equipe mineira será justamente a última adversária do São Paulo no Brasileirão. O jogo será disputado às 21h30 da quinta-feira da próxima semana (9).

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X SÃO PAULO

Motivo: 36ª rodada do Brasileirão
Data e hora: 2 de dezembro de 2021, às 20h (de Brasília)
Local: Arena do Grêmio (RS)
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF)
Auxiliares: Daniel Henrique da Silva Andrade e José Reinaldo Nascimento Júnior (ambos do DF)
VAR: Pathrice Wallace Corrêa Maia (RJ)

Grêmio: Gabriel Grando; Sarará, Kannemann, Pedro Geromel e Diogo Barbosa; Thiago Santos, Lucas Silva e Campaz; Ferreira, Douglas Costa e Borja (Diego Souza). Técnico: Vagner Mancini

São Paulo: Volpi; Igor Vinícius, Arboleda, Miranda, Reinaldo; Rodrigo Nestor, Igor Gomes, Gabriel Sara, Vitor Bueno (Marquinhos); Rigoni e Calleri. Técnico: Rogério Ceni

São Paulo