Topo

Ronaldo diz que lesões o fizeram melhor: 'Passaria por isso em 20 vidas'

Ronaldo Fenômeno reflete sobre lesão no joelho e diz ser "melhor pessoa" - Reprodução/YouTube
Ronaldo Fenômeno reflete sobre lesão no joelho e diz ser "melhor pessoa" Imagem: Reprodução/YouTube

Colaboração para o UOL, em São Paulo

02/12/2021 17h45

Longe dos gramados há aproximadamente uma década, Ronaldo acredita que suas lesões o transformaram numa pessoa melhor. Em entrevista ao "Flow Podcast", o pentacampeão destacou a superação após a grave lesão em 2000, quando defendia a Inter de Milão.

Ronaldo contou que a lesão na patela do joelho direito o fez evoluir como pessoa, e que "passaria por isso 20 vidas". O jogador, porém, admitiu que os problemas nos joelhos atrapalharam o andamento de sua carreira.

A lesão no joelho direito no jogo contra a Lazio, em abril de 2000, tirou Ronaldo de campo por pouco mais de um ano. Para alguns médicos, o atacante não voltaria mais a jogar. Ronaldo não só retornou, como sagrou-se pentacampeão com a seleção brasileira em 2002.

"Eu não me coloquei na pressão de que não ia jogar mais. Eu ia no dia a dia. Eu não sabia que eu ia vencer aquela batalha. Olho para trás, para a minha vida, e poderia reclamar. Poderia, mas o jeito com que essas lesões mudaram a minha vida... Eu passaria por isso 20 vidas, porque mudou a minha vida, o meu jeito de ser, meu entendimento de força interior, de amor pelo futebol, de disciplina. Eu sou muito melhor como pessoa depois de ter superado essa batalha. Podia ser melhor jogador antes, mas o que vale? Uma pessoa que evolui ou um jogador que poderia? Eu nunca vou escolher ser melhor jogador que pessoa. Tive um crescimento absurdo na minha vida. Foi maravilhoso ter passado por uma situação horrível. Não sabia que tinha aquela força. Eu evoluí muito como pessoa, e aquilo não tem preço", refletiu Ronaldo.

Além da lesão na época da Inter, Ronaldo precisou ser submetido a uma cirurgia no joelho esquerdo durante sua passagem pelo Milan. O Fenômeno completou a recuperação no Flamengo, mas, contrariando as expectativas, não acertou com o Rubro-Negro.