Topo

Editor da France Football avalia dar Bola de Ouro de 2020 para Lewandowski

Robert Lewandowski foi eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa no ano passado - Reprodução/Instagram
Robert Lewandowski foi eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa no ano passado Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

01/12/2021 14h33

Pascal Ferré, editor-chefe da revista France Football, que organiza a Bola de Ouro, avalia dar o prêmio de 2020 ao atacante polonês Robert Lewandowski.

O jogador do Bayern de Munique foi eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa no ano passado, enquanto a Bola de Ouro acabou cancelada devido à pandemia da covid-19.

De volta neste ano, a Bola de Ouro de 2021 ficou com Lionel Messi. No discurso após ganhar o prêmio, o argentino pediu que Lewandowski receba o troféu do ano passado.

Pascal foi questionado sobre a declaração de Messi e não descartou entregar a Bola de Ouro para o polonês.

"O que Messi disse foi legal e inteligente. Acho que não temos que tomar decisões muito rapidamente. Podemos pensar nisso e, ao mesmo tempo, respeitar a história da Bola de Ouro, que se baseia nas votações", disse Ferré ao site suíço Watson.

"Não podemos ter a certeza se Lewandowski teria ganho a Bola de Ouro no ano passado, porque não houve votação. Mas, para ser honesto, Lewandowski teria uma grande chance de vencer no ano passado", acrescentou o editor.

A Bola de Ouro leva em consideração não apenas o desempenho individual de cada atleta indicado, mas também o sucesso coletivo de seus times e seleções. Ainda são observados fatores como fair play, classe e talento do jogador e a construção de sua carreira, por isso nem sempre os prêmios refletem exatamente os números de cada jogador — o que de alguma forma contribui para questionamentos.

A votação da Bola de Ouro inclui mais de 150 jornalistas do mundo inteiro, que montam seu ranking particular dos melhores do mundo no ano-calendário (ou seja, de janeiro a dezembro), enquanto o prêmio The Best, da Fifa, considera a temporada europeia (agosto a junho).