Topo

Depois de 700 rodadas, o Atlético-MG tem a primeira chance de ser campeão

Hulk e Diego Costa comemoram gol do Atlético-MG contra o Fluminense, pelo Campeonato Brasileiro - Fernando Moreno/AGIF
Hulk e Diego Costa comemoram gol do Atlético-MG contra o Fluminense, pelo Campeonato Brasileiro Imagem: Fernando Moreno/AGIF

Victor Martins

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte (MG)

01/12/2021 04h00

O torcedor do Atlético-MG se sentiu campeão brasileiro por cerca de oito minutos, entre o gol de empate do Ceará e o segundo do Flamengo. Não foi ontem que saiu de vez o grito de campeão. Será preciso esperar mais um pouco, mas nesta quinta-feira, enfim, o Galo pode ganhar o Brasileirão. Depois de 700 rodadas, pela primeira vez o Atlético entrará em campo dependendo apenas dele para conquistar o Campeonato Brasileiro mais uma vez.

Basta uma vitória sobre o Bahia, na Fonte Nova. Desde que a competição passou a ser disputada por pontos corridos, em 2003, é a primeira vez que o Atlético vai para uma rodada com chance de título. A contagem começou com o 3 a 0 aplicado sobre o Corinthians, em 30 de março de 2003, no Pacaembu, pela 1ª rodada daquela edição do Brasileirão, e vai até o triunfo por 2 a 1 sobre o Fluminense, no último domingo. No total, o Galo entrou 700 vezes em campo em jogos válidos pela Série A.

Vice-campeão em duas oportunidades, em 2012 e 2015, e postulante ao título em outras três edições, em 2009, 2016 e 2020, jamais o Atlético chegou a um jogo na situação atual. Portanto, a sensação do atleticano de que a espera para ver o Galo campeão é de 700 rodadas tem algum sentido.

De acordo com o site Probabilidade no Futebol, do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a chance de o Atlético ser campeão brasileiro é de 99,69%. Mas o atleticano só vai estar plenamente tranquilo quando esse número for de 100%.

Para confirmar a conquista do título, o Atlético precisa vencer uma das três partidas que tem até o término do Brasileirão, contra Bahia, Red Bull Bragantino e Grêmio. Ou então empatar duas vezes. Dessas partidas, apenas uma será no Mineirão, contra o time paulista.

Mas o Galo pode ser campeão até mesmo sem pontuar mais, desde que o Flamengo empate ao menos uma vez. O Rubro-Negro ainda enfrenta o Sport, o Santos e o Atlético-GO. Assim como o Galo, o time carioca faz apenas um jogo como mandante, contra o Peixe.