Topo

Mundial de Clubes - 2021

Como o calendário pode atrapalhar o Chelsea e ajudar o Palmeiras no Mundial

Jogadores do Palmeiras comemoram gol de Veiga na final da Libertadores contra o Flamengo - Staff Images/Conmebol
Jogadores do Palmeiras comemoram gol de Veiga na final da Libertadores contra o Flamengo Imagem: Staff Images/Conmebol

Do UOL, em São Paulo

01/12/2021 04h00

O Palmeiras pode ter um aliado na busca pelo título inédito do Mundial de Clubes: o calendário. Ontem (30), a Fifa confirmou que a próxima edição do torneio será disputada entre os dias 3 e 12 de fevereiro de 2022, nos Emirados Árabes Unidos.

Acontece que as datas podem favorecer o Palmeiras contra aquele que representa o principal obstáculo no caminho até o troféu: o Chelsea. O Alviverde tem o clube inglês como possível adversário em uma eventual final caso passe por Al-Ahly, do Egito, ou Monterrey, do México, na semi.

A final do Mundial de Clubes está marcada para 12 de fevereiro. Três dias depois acontece os confrontos de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões. Caso avance à decisão nos Emirados Árabes, como é esperado, o Chelsea terá que lidar com um calendário bastante apertado com as duas competições.

Segundo o colunista do UOL Marcelo Rizzo, a Fifa consultou as seis confederações sobre qual o melhor período em fevereiro de 2022 para a realização do Mundial, que inicialmente estava previsto para ser realizado no Japão, em dezembro deste ano. O curioso é que a Uefa ouviu do Chelsea, seu representante, que preferia jogar justamente no início de fevereiro.

A explicação é que o clube inglês preferia resolver logo o Mundial antes do jogo de ida das oitavas de final da Champions. Na Premier League, o Chelsea já conta com folga entre 23 de janeiro, quando encara o Tottenham, até 19 de fevereiro, quando enfrenta o Crystal Palace.

O Palmeiras, por outro lado, não deve ter complicações com o calendário. No início de fevereiro, além do Mundial, o clube só terá compromissos válidos pelo Campeonato Paulista.

Outro possível rival do Palmeiras nos Emirados Árabes que também deve ter problemas com o calendário é o Al Ahly. Ainda segundo o colunista do UOL Marcelo Rizzo, os egípcios reclamam que o Mundial coincide com a Copa Africana das Nações, torneio de seleções do continente, que será disputada em Camarões de 9 de janeiro a 6 de fevereiro de 2022. A estreia do Al Ahly será contra o Monterrey, do México, provavelmente no dia 5 de fevereiro.

Calendário à parte, o Palmeiras terá a chance de se redimir após a frustrante participação no Mundial de Clubes passado, quando terminou na quarta colocação, sem ter marcado nenhum gol.