Topo

OPINIÃO

Mauro: Título do Galo será merecido, mas não dá para ignorar tanto pênalti

Do UOL, em São Paulo

30/11/2021 13h37

O Atlético-MG pode confirmar o título brasileiro hoje caso o Flamengo não consiga vencer o Ceará no Maracanã, no primeiro jogo do clube rubro-negro depois de perder a final da Libertadores. O Galo faz uma das melhores campanhas na história do Brasileirão e o torcedor já espera para comemorar depois de 50 anos do único título, o de 1971.

No UOL News Esporte, Mauro Cezar Pereira afirma que o Atlético-MG será campeão com méritos, mas ressalta que não se pode ignorar a quantidade de pênaltis marcados a favor do time dirigido pelo técnico Cuca na competição, inclusive o da partida contra o Fluminense no último fim de semana, no momento em que o líder do Brasileirão perdia por 1 a 0.

"O título é muito merecido, acho que o Atlético-MG mostra isso, mas o que as pessoas contestam é a quantidade de pênaltis que estão sendo marcados para o Atlético-MG. Isso aí não pode ser ignorado, a gente não pode fechar os olhos, aí chega a ser omissão o jornalista não falar sobre isso. Domingo de novo, o que aconteceu contra o Fluminense foi um absurdo e tem acontecido em momentos em que o Atlético-MG está em casa e em dificuldade", diz Mauro Cezar.

"Aliás, surgem pênaltis absurdos. Por que eles marcam? Aí eu não sei, gostaria muito de saber. Mas que qualquer esbarrão na área do adversário do Galo está virando pênalti, está, já são 10 pênaltis no campeonato, esse foi absurdo, já tivemos outros aí para lá de estranhos e não sei o que acontece, isso também não pode ser ignorado, esses pênaltis também têm influenciado", completa.

O jornalista acredita que o Galo poderia ser campeão mesmo sem as penalidades marcadas, mas talvez não tivesse a grande vantagem que tem, que o faz esperar pelo título com rodadas de antecedência.

"Eu acho que o Atlético-MG tinha condições de ser campeão da mesma forma, mas sem esses pênaltis todos, provavelmente não seria campeão com todas essas rodadas de antecedência que poderá levá-lo ao título, isso tem que ser falado, a gente não pode ignorar isso. é muito conveniente chegar aqui e ficar só jogando confete no Atlético-MG, ignorar o absurdo", diz Mauro.

"O título do Atlético-MG eu acho que será merecido, a campanha é forte, o Atlético-MG vence jogos, o Atlético-MG é o time que de certa forma conseguiu se dedicar mais ao campeonato, deu ma maneira que o Flamengo com o Renato não conseguiu, pela incompetência do técnico que foi embora, o Palmeiras também não, porque falhou muito com o Abel Ferreira durante o Brasileiro. Ganhou a Libertadores, palmas, mas no Brasileiro foi uma campanha muito errática e muito aquém do que deveria ser, mas essa quantidade de pênaltis não pode ser ignorada", conclui.