Topo

OPINIÃO

Colunistas opinam: qual clube deveria apostar em Renato Gaúcho?

Renato Gaúcho não é mais técnico do Flamengo e agora está novamente livre no mercado - REUTERS
Renato Gaúcho não é mais técnico do Flamengo e agora está novamente livre no mercado Imagem: REUTERS

Colaboração para o UOL, em Santos

30/11/2021 12h28

Renato Gaúcho deixou o Flamengo após quase cinco meses no cargo e agora está novamente livre no mercado. A saída aconteceu ontem (29), dois dias após a derrota para o Palmeiras na final da Copa Libertadores, no último sábado (27).

E agora? Qual clube deveria apostar em Renato Gaúcho? Fizemos essa pergunta aos colunistas do UOL Esporte. Confira as respostas:

Acho que seria mais bem acolhido no Grêmio. E talvez seja, hoje, um dos únicos em que tenha espaço e possa pagar seu salário. A questão é se topará um ano de reconstrução e, muito possivelmente, Série B.
ALICIA KLEIN

O Grêmio. Só lá ele pode se dar folga impunemente, entre outras idiossincrasias. Mas terá, enfim, a chance de vencer nos pontos corridos. Só que na Série B...
ANDRÉ ROCHA

Um clube que aposte na filosofia de que o mais importante é ter um bom vestiário e que gosta de trabalhar com atletas mais experientes. Problema é o salário altíssimo para um técnico que se enxerga na primeira prateleira.
DANILO LAVIERI

O time do Palácio da Alvorada. Cairia como uma luva, ainda mais se levar o Aristides como preparador físico.
JUCA KFOURI

Qualquer clube que queira resultado imediato, sem grandes preocupações com ajustes e modernização do departamento de futebol. Acho que caberia no Grêmio. Já que ele montou esse elenco, agora que suba de volta à Série A com ele - se o clube cair mesmo.
JULIO GOMES

Primeiro é saber se Renato estará a fim de comandar um clube a curto prazo. Ele queria o Flamengo, não deu certo e acredito que ele deva ficar um tempo sem trabalhar, como entre 2014 e 2016. Acho que mesmo se algum clube acreditar que ele possa se comprometer, e fizer uma proposta, ele não aceitará.
MARCEL RIZZO

Eu inverteria a pergunta: qual time hoje tem técnico melhor que o Renato? Não sou advogada dele, acho que ele frustrou expectativas no Flamengo e falhou taticamente, mas também acho que as críticas passaram do tom. Comprar a narrativa que os dirigentes pouco profissionais do Flamengo andam plantando em semana de eleição não será minha opção.
MARÍLIA RUIZ

Pode trabalhar em qualquer clube, mas acho que o melhor para ele é voltar para o Grêmio ou o Fluminense, onde é ídolo e poderia reconstruir seu caminho sem as dúvidas injustas que hoje são levantadas sobre sua competência e honestidade.
MARLUCI MARTINS

Um clube dirigido por cartolas que entendam de futebol como eu de termodinâmica, divisão celular e cálculos estequiométricos.
MAURO CEZAR

Grêmio e Fluminense, onde tem um histórico e será bem acolhido.
MENON

Ele nasceu para brilhar em Porto Alegre. Deveria retornar ao Grêmio para tirar o clube da lama da Série B. Convenhamos, ele também tem participação neste vexame azul de 2021.
MILTON NEVES

Vai depender da dança das cadeiras dos técnicos. Hoje, não vejo um time que esteja no jeito para ele assumir.
PERRONE

Nome perfeito para o Grêmio na Série B do Campeonato Brasileiro.
RENATO MAURÍCIO PRADO

Fluminense, pelo histórico dele por lá, é o que mais se encaixa. E o Corinthians eu não descartaria.
RODOLFO RODRIGUES

Algum clube que tenha aspirações medianas na próxima temporada. Um time que comece 2022 sem os holofotes do favoritismo e do protagonismo. Mas o salário dele é alto, então adequar as duas coisas é basicamente impossível.
RODRIGO COUTINHO