Topo

OPINIÃO

Arnaldo: Abel Ferreira não tem nada a perder se ficar para o Mundial

Do UOL, São Paulo

30/11/2021 04h00

O técnico Abel Ferreira não garantiu sua permanência no Palmeiras após o título da Libertadores e pode se despedir do clube ao final da temporada. Por outro lado, o tricampeão continental vai disputar em fevereiro o Mundial de Clubes nos Emirados Árabes, tendo conhecido ontem (29) seus possíveis adversários nas semifinais para tentar apagar a má impressão deixada na temporada passada.

No podcast Posse de Bola #182, Arnaldo Ribeiro aposta que Abel Ferreira ficará no Palmeiras e considera que ele não tem nada a perder no Mundial —pelo contrário, pode se aproveitar de uma possível divisão de atenções do Chelsea, o campeão europeu, que terá em dias próximos a primeira partida pelas oitavas de final da Liga dos Campeões.

"Eu acho que ele não tem nada a perder, zero a perder, ele só tem a ganhar. A única possibilidade de perder um pouquinho é repetir o que ele fez no Mundial anterior, é morrer na semifinal, aí fica ruim, fica feio, é chato. Se for para a final e perder, é do jogo, porque ninguém consegue ganhar do europeu. Mas aí tem uma balinha saborosa que não teve em nenhuma outra situação, o Mundial desta vez não é agora, é em fevereiro, de 3 a 14 de fevereiro", diz Arnaldo.

"Sabe o que acontece dois dias depois da final do Mundial? O jogo do Chelsea pelas oitavas da Champions League. Então, para o time europeu, uma coisa é jogar o Mundial em dezembro ou em janeiro, em fevereiro, é Champions League, não é um jogo de meio de tabela da Premier League. Então é possível, provável e imaginável que o Chelsea vá lá 'dane-se', vá com o time reserva ou vá com o titular mas não coloque nenhum titular na hora de jogar. A chance do Palmeiras é enorme, só isso que eu digo", completa.

O jornalista afirma que a oportunidade de encerrar o que considera a última piada do futebol local, pela tiração de sarro de torcedores rivais, poderia colocar o treinador em um patamar superior no clube.

"A chance de qualquer time não europeu nesse formato de Mundial em fevereiro, ineditamente em fevereiro, quando tem mata-mata da Champions League, é enorme e o Abel não tem nada a perder, só a ganhar. Se ele tira o último lastro de piada do futebol brasileiro, porque todo mundo tinha a sua piada e hoje é 'o Palmeiras não tem Mundial', San Gennaro que se cuide, ele só tem a ganhar. Nem que ele diga o seguinte 'vou até o Mundial, depois vou embora'", afirma Arnaldo.

"Eu tenho convicção que ele vai ficar até o Mundial porque a chance é grande desta vez, porque nunca existiu essa situação que existirá agora, o Mundial colado na Champions League, nunca existiu, é a primeira vez que acontece, então é uma chance para o brasileiro, para o mexicano, para o árabe, para qualquer um que for disputar esse torneio", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.