Topo

Vasco

Vasco pede ao Conselho Deliberativo para transformar futebol em empresa

Presidente do Vasco, Jorge Salgado entrega documento ao presidente do Deliberativo, Carlos Fonseca - João Pedro Isidro / Vasco
Presidente do Vasco, Jorge Salgado entrega documento ao presidente do Deliberativo, Carlos Fonseca Imagem: João Pedro Isidro / Vasco

Do UOL, no Rio de Janeiro

29/11/2021 20h49

A Diretoria Administrativa do Vasco formalizou hoje (29) um pedido aos Conselhos Deliberativo e de Beneméritos para para transformar o futebol do clube em empresa (S.A.F.). O presidente Jorge Salgado assinou o documento e entregou para o respectivos presidentes dos órgãos, Carlos Fonseca e Antônio Peralta.

O Cruzmaltino se baseia na Lei n.º 14.193, criada em 6 de agosto de 2021, que permite constituir empresa para operar o futebol com regime tributário simplificado e normas de governança que asseguram a gestão profissional e transparente.

Em nota oficial, o clube justificou o desejo: "O Vasco entende que a criação da SAF (Sociedade Anônima do Futebol) é a medida mais adequada para se obter, a um só tempo, o saneamento das finanças do Clube e a realização de investimentos no futebol, pois esse regime jurídico oferece instrumentos para captação de recursos financeiros a um custo inferior do que aquele hoje disponível para o Clube no mercado".

Presidente do Vasco, Jorge Salgado classificou o dia como "histórico:

"Hoje é um dia histórico para o nosso Clube. Acabei de assinar o encaminhamento para o Conselho Deliberativo e o Conselho de Beneméritos, para que a gente consiga aprovar a criação da Sociedade Anônima do Futebol. É mais um passo no sentido da modernização do Club de Regatas Vasco da Gama. Isso vai nos propiciar algumas possibilidades interessantes no futuro".

Salgado entrega documento ao presidente dos Beneméritos, Antônio Peralta, e seu vice, Eduardo Rebuzzi - João Pedro Isidro / Vasco - João Pedro Isidro / Vasco
Salgado entrega documento ao presidente dos Beneméritos, Antônio Peralta, e seu vice, Eduardo Rebuzzi
Imagem: João Pedro Isidro / Vasco

Carlos Fonseca, Presidente do Conselho Deliberativo, também falou sobre a proposta de constituição da SAF e o desejo de que o Vasco "paute o processo de clube-empresa no país":

"É um novo período para o Clube, temos que encarar como uma vanguarda. O Vasco vai buscar pautar esse processo de clube-empresa no país. É um primeiro passo importante. A gente já tem uma medida dentro do Conselho Deliberativo que trabalhou a ideia da SAF, e a gente aqui vai poder utilizar o que está sendo conversado em relação ao estatuto dentro dessa aceleração proposta. O objetivo é que o Vasco possa estar bem posicionado para o futuro que virá para o futebol brasileiro".

Presidente do Conselho de Beneméritos, Antônio Peralta falou em união em prol do clube:

"Nós estamos unidos, juntos, para fazer o melhor para a instituição. O Vasco precisa sair e buscar de novo estar onde ele sempre deve estar, no alto. Então estamos unidos, coesos, e vamos levar ao nosso Conselho, para que ele possa apreciar e recomendar o que for melhor para o clube".

Vasco