Topo

OPINIÃO

RMP: 'Não acho que o Andreas Pereira tenha de ser crucificado'

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

29/11/2021 18h09

O técnico Renato Gaúcho deixou o comando do Flamengo hoje (29), após conversa com a diretoria. A saída acontece depois da derrota na final da Libertadores, no último sábado, para o Palmeiras.

A Live do Flamengo, transmitida pelo UOL Esporte após os jogos do Rubro-Negro, teve uma edição especial em que os colunistas André Rocha e Renato Maurício Prado debateram a despedida do treinador. Durante o bate-papo, Andreas Pereira, que falhou na decisão continental, também se tornou tema.

Um espectador enviou um superchat dizendo que não havia mais clima para o camisa 18 no clube da Gávea. Renato Maurício Prado, porém, discordou e lembrou outros exemplos de jogadores que erraram em momentos cruciais de grandes jogos.

"Em relação à pergunta do nosso internauta, sobre o Andreas, eu não acho que ele tenha de ser crucificado e não acho que ele tem de sair do Flamengo. É a minha opinião. O Zico perdeu um pênalti em Copa do Mundo que custou a eliminação do Brasil, Roberto Baggio chutou um pênalti nas nuvens que valeu o tetra brasileiro em Copa do Mundo. Jogadores erram. Eu não crucificaria e não renovaria", disse.

André Rocha, por outro lado, não acredita que o Rubro-Negro vá permanecer com o jogador após o fim do empréstimo, a não ser que ele tenha o respaldo do futuro treinador. O jornalista acredita que o clima, realmente, acabou não ficando dos melhores para Andreas.

"É, mas acho que não vão renovar o contrato com ele. Até porque não tem nada grande para o Flamengo disputar até o final do... O contrato dele vai até o meio do ano, né? Aí o Flamengo faz o exercício da opção da compra ou não, né? Acho difícil. A não ser que tenha o respaldo e aval do novo treinador e da nova direção. Pesou o clima para ele, acho que vai ficar marcado. Não é o que eu penso, penso igual a você, Renato, mas acho que, na prática, ele vai ficar sem clima no Flamengo. Pelo o que a torcida vem comentando, alguns segmentos, alguns influenciadores, acho que ele se queimou e vai difícil. Foi uma derrota muito grande, uma das grandes derrotas do Flamengo porque era um dos maiores jogos da história do Flamengo. E o erro dele foi crucial, decisivo. Foi o que resolveu o jogo", apontou.

RMP, por sua vez, não vê a permanência como impossível, e acha que não é prudente que o camisa 18 encare o Ceará, amanhã (30), pelo Campeonato Brasileiro, no Maracanã.

"Acho o seguinte: se o empréstimo dele terminasse no fim do ano, estava liquidado, ninguém ia discutir mais nada. Mas como tem meio ano pela frente ainda, e possivelmente vamos ter treinador estrangeiro, se esse treinador estrangeiro... Se ele [Andreas] voltar a jogar bem, mostrar um futebol que justifique a contratação dele, não acho impossível ficar. E torcedor... Amanhã ou depois ele faz um gol contra o Fluminense, na final do Carioca, e o torcedor esquece", afirmou.

"Agora, acho, por exemplo, que... É o Mauricio Souza que vai dirigir o time amanhã. Eu não escalaria o Andreas neste jogo, que aí é, realmente, expor o jogador no momento em que a revolta e a dor pela perda da Libertadores estão muito vivas. Andreas amanhã, se jogar, é expor a uma coisa que não precisa", completou.

A próxima edição da Live do Flamengo será amanhã (30), logo após a partida contra o Ceará, pelo Brasileiro. Você pode acompanhar a live pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do Flamengo no UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no Youtube.