Topo

Corinthians

OPINIÃO

Perrone: "Título do Palmeiras pressiona Corinthians a ter time competitivo"

Do UOL, em São Paulo

29/11/2021 04h00

Enquanto amarga um período de dificuldades financeiras e esportivas, o Corinthians vê seu maior arquirrival em situação oposta. O Palmeiras conquistou seu terceiro título da Libertadores, o segundo consecutivo, tem situação econômica estável e ocupa posição de protagonismo no cenário nacional e continental. Diante deste quadro, o clube do Parque São Jorge precisa se mexer para não perder tanto terreno.

Na Live do Corinthians, programa do UOL Esporte após os jogos do Timão, os jornalistas Vitor Guedes e Ricardo Perrone analisaram o que o Corinthians precisa fazer para reduzir a distância para o Palmeiras e ter condições de encarar o rival de igual para igual na disputa pelos principais títulos da temporada.

"O título do Palmeiras pressiona a diretoria do Corinthians. Qual é o pensamento da Fiel hoje? 'Temos que chegar fortes na Libertadores e eliminar os caras'. A pressão é grande, isso aumenta e vai exigir muito mais do Duílio [Monteiro Alves, presidente do clube] para ter um time forte e competitivo. A diferença financeira e esportiva entre os clubes está aumentando. Cada vez mais o Palmeiras está criando uma rivalidade com o Flamengo e o Corinthians não está conseguindo chegar esportivamente", comentou Perrone.

A pressão seria ainda maior se o Timão tivesse um desempenho ruim nos clássicos contra o Palmeiras, na opinião de Vitão. "Foi fundamental para o Corinthians ter vencido o Palmeiras em Itaquera, ter empatado fora e não ter perdido no Brasileiro. É óbvio que Corinthians x Palmeiras é um campeonato à parte. É praticamente impossível São Paulo e Santos irem para a Libertadores. Então, vai ficar concentrado em Corinthians e Palmeiras, e ambos diretamente na fase de grupos. Esse bi do Palmeiras, que chegou a três títulos, vai forçar o Corinthians a melhorar", analisou.

Perrone deu alguns exemplos do que a diretoria corintiana deveria fazer para tentar alcançar o rival. "Precisa equilibrar o elenco, que tem algumas carências, como na posição de centroavante. Precisa equilibrar tanto nas posições como na questão da juventude. Apesar de o Corinthians ter colocado bastante garotos para jogar neste ano, ainda sinto falta de jogadores com ainda mais potencial em relação aos que já entraram", destacou o colunista do UOL.

Vitão demonstrou certa preocupação com o elenco da próxima temporada, que deve ter um número elevado de veteranos. "O Corinthians fez um time velho. Trouxe o Paulinho para o ano que vem, em um time que é para uma tacada só. É uma bala na agulha só. Esse time não tem caixa, gás e fôlego para dois anos. Um time que atua com Cássio, Fágner, Gil, Fábio Santos, Gabriel, Paulinho, Renato Augusto, Giuliano, Jô não tem gás para dois anos. Todos eles talvez joguem dois anos, mas juntos não dá. É muito veterano junto", enfatizou.

Para Perrone, o Timão poderia utilizar o campeonato estadual como uma espécie de laboratório para observar jovens talentos para o time principal. "Falta mais molecada no time para ser trabalhada. O Paulista pode ser muito trabalhado nesse sentido", opinou.

Para Vitão, além do elenco, o Corinthians precisa pensar em um novo técnico para 2022. "Um campeonato longo, de pontos corridos, é quase impossível de ganhar com um time desse. Em um mata-mata, guardando os caras para quando o time começar a andar, com a Fiel fazendo a diferença como tem feito em casa... Só que vai precisar de um treinador. Não dá para ganhar todos os jogos em casa e perder todos fora", concluiu.

Não perca! A próxima edição da Live do Corinthians será no domingo (5), logo após a partida contra o Grêmio pelo Brasileirão. Você pode acompanhar o programa pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do Corinthians no UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no YouTube.

Corinthians