Topo

Internacional

Inter desmorona após Gre-Nal e saída de Diego Aguirre vira assunto

Ricardo Duarte/Inter
Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

29/11/2021 04h00

O empate com o Santos, pelo placar de 1 a 1 no estádio Beira-Rio, reafirmou a queda de desempenho do Internacional na reta final do Campeonato Brasileiro. Mais. Após vencer o Grêmio, o time tem apenas uma vitória em seis partidas. Os resultados e atuações fazem o futuro de Diego Aguirre ser assunto, independente de possível convite da seleção uruguaia ao treinador. A tendência, no momento, é que o técnico não permaneça em 2022.

Diego Aguirre e Inter tem contrato até dezembro do ano que vem, mas o futuro tem sido debatido pelos dirigentes no estádio Beira-Rio.

O Inter viu as chances de classificação à Copa Libertadores ficarem menores. O time tem 48 pontos e precisa vencer Atlético-GO e Red Bull Bragantino e torcer por resultados paralelos para conseguir vaga na fase preliminar do torneio. E essa distância não foi criada agora.

Depois do Gre-Nal, vencido com um gol de Taison, o Inter jogou seis partidas e venceu uma, empatou outra e perdeu quatro vezes. O aproveitamento após o clássico é de 22%. E são quatro partidas seguidas sem vitória.

Ao mesmo tempo em que os números despencaram, a atitude e as escolhas de Diego Aguirre passaram a incomodar boa parte da diretoria do Internacional. Diante do Flamengo, na derrota por 2 a 1, chamou atenção de alguns dirigentes a ausência do treinador à beira do gramado na maior parte do duelo. E nos jogos mais recentes, contra Fluminense e Santos, as substituições geraram críticas internas.

Diego Aguirre e Inter chegaram a conversar, recentemente, sobre a especulação de oferta do Uruguai ao treinador. O técnico afirmou que não foi procurado e garantiu aos dirigentes que comunicará, imediatamente, se tiver qualquer novidade sobre o tema.

O clube gaúcho já iniciou análise de mercado da bola para buscar reforços e fala genericamente sobre reuniões para a próxima temporada. Diego Aguirre também.

"O planejamento do próximo ano faz parte, claro, e o Inter, todo ele, está trabalhando para isso. Mas não é o momento de falar disso. Temos que esperar terminar a temporada. Vamos ter férias, tempo para pensar no time para o próximo ano. Não temos que nos adiantar, falar agora do time do próximo ano", comentou Diego Aguirre ao falar sobre 2022.

O Internacional volta a campo diante do Atlético-GO, na segunda-feira (6), em Porto Alegre. E o time encerra a temporada na quinta-feira seguinte (9), contra o Red Bull Bragantino, em Bragança Paulista. O jogo no interior de São Paulo pode, sim, marcar a despedida de Diego Aguirre.

Internacional