Topo

Como Santos perdeu Yuri Alberto para Inter e viu de longe ascensão

Ricardo Duarte/Inter
Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Do UOL, em Porto Alegre e São Paulo

28/11/2021 04h00

Yuri Alberto está de volta ao Internacional justamente contra o Santos, hoje (28). Recuperado de um edema ósseo no pé, o atacante é personagem do duelo válido pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. É que ele trocou a Vila Belmiro pelo estádio Beira-Rio e obteve valorização milionária. O camisa 11 é a grande aposta colorada para a próxima janela de transferências, com possível oferta de uma bolada de dinheiro.

Aos 20 anos, Yuri Alberto é artilheiro do Inter na temporada e o clube gaúcho sonha em fechar negócio por 20 milhões de euros (cerca de R$ 126,5 milhões na cotação atual). O Santos detém 10% dos direitos econômicos, mas não levou nada na ida a Porto Alegre.

A saída de Yuri Alberto na Vila Belmiro vai além do contrato sem renovação. Passa pela postura do Santos, que não apostava na afirmação do atacante. O surgimento ao lado de Rodrygo, com primeiras atuações sem chamar atenção, fizeram a diretoria santista adiar as tratativas de renovação.

Na reta final do vínculo, Yuri passou a ganhar minutos em uma tentativa de reaproximação com o estafe e acordo de permanência. Não deu certo.

Yuri Alberto foi oferecido ao Internacional, que fez proposta considerada alta. O Santos tinha preferência na renovação, por ser clube formador, mas não conseguiu igualar a oferta colorada. O acerto com os gaúchos, inclusive, foi com pagamento parcelado ao jogador e familiares. O Santos não teve direito a nenhum centavo.

Em 2021, Yuri Alberto tem 18 gols marcados em 52 jogos pelo Internacional. O bom desempenho despertou interesse do Anderlecht, da Bélgica, em agosto. O clube europeu, entretanto, ofereceu um valor considerado baixo.

O sonho do Inter é manter Yuri no Beira-Rio até junho de 2022, mas o jogador já tem sondagens de clubes da Itália e França. O Internacional é detentor de 75% dos direitos econômicos.